A beleza no ritmo pseudo-dionisiano da processão/conversão
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732010000200002Palavras-chave:
Beleza, Criação, Processão.Resumo
No contexto da Metafísica Medieval, a «beleza» foi pensada como um conceito ambíguo: ora atribuído a Deus, ora atribuído ao Mundo. O propósito deste artigo é clarificar o sentido desta ambiguidade no âmbito da filosofia do Pseudo-Dionísio Areopagita. Se, portanto, o conceito de «beleza» é, em primeiro lugar, despojado do seu carácter sensível e mundano, para ser apropriado à natureza divina, ele é, num segundo momento, aposto à própria criação, de forma a designar a manifestação visível da beleza transcendente e o chamamento vital para a perscrutação teológicaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
10-12-2010
Edição
Seção
Artigos e Comentários
Licença
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Como Citar
AFONSO, Filipa. A beleza no ritmo pseudo-dionisiano da processão/conversão. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 33, n. 2, p. 1–10, 2010. DOI: 10.1590/S0101-31732010000200002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029.. Acesso em: 22 nov. 2024.