A interdisciplinaridade da retórica e sua influência na música colonial Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.13.p157Parole chiave:
Retórica, Filosofia e Hermenêutica, Música Colonial Brasileira, Compositores BrasileirosAbstract
Essencial para a produção de determinadas músicas do final do século XVI ao começo do século XIX, a retórica se mostra como componente fundamental para que sua utilização, relacionado à gramatica, bem como sua adequação nas estruturas musicais, fosse compreendida e clarificada no discurso musical. Tal processo ocorreu através de uma sistematização e teorização aprimorada por diversos tratadistas da retórica musical, cujo postulado se embasava nos eminentes mestres da Retórica Clássica, Aristóteles, Cícero e Quintiliano, estabelecendo, assim, uma nomenclatura conhecida como Musica Poetica. Resultante dessa metodização, vários tratados destacavam os meios pelos quais a música pudesse ser elaborada num discurso organizado e ordenado por elementos retóricos de modo a mover os afetos do ouvinte. Nesse sentido, tanto a área da musicologia, performance e teoria/análise nos últimos 50 anos, vem demostrando interesse sobre o tema, desenvolvendo inúmeras pesquisas mediante análise retórico-musical, objetivadas em esclarecer a relação entre música e afeto. Por esse motivo, esse artigo apresenta o diálogo da retórica com as outras áreas do conhecimento humano, a saber, música, filosofia e hermenêutica, por exemplo, além da sua influência e emprego na música colonial brasileira por alguns compositores.
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Recebido: 16/4/2019 - Aceito: 05/8/2020
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