A interdisciplinaridade da retórica e sua influência na música colonial Brasileira

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DOI :

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.13.p157

Mots-clés :

Retórica, Filosofia e Hermenêutica, Música Colonial Brasileira, Compositores Brasileiros

Résumé

Essencial para a produção de determinadas músicas do final do século XVI ao começo do século XIX, a retórica se mostra como componente fundamental para que sua utilização, relacionado à gramatica, bem como sua adequação nas estruturas musicais, fosse compreendida e clarificada no discurso musical. Tal processo ocorreu através de uma sistematização e teorização aprimorada por diversos tratadistas da retórica musical, cujo postulado se embasava nos eminentes mestres da Retórica Clássica, Aristóteles, Cícero e Quintiliano, estabelecendo, assim, uma nomenclatura conhecida como Musica Poetica. Resultante dessa metodização, vários tratados destacavam os meios pelos quais a música pudesse ser elaborada num discurso organizado e ordenado por elementos retóricos de modo a mover os afetos do ouvinte. Nesse sentido, tanto a área da musicologia, performance e teoria/análise nos últimos 50 anos, vem demostrando interesse sobre o tema, desenvolvendo inúmeras pesquisas mediante análise retórico-musical, objetivadas em esclarecer a relação entre música e afeto. Por esse motivo, esse artigo apresenta o diálogo da retórica com as outras áreas do conhecimento humano, a saber, música, filosofia e hermenêutica, por exemplo, além da sua influência e emprego na música colonial brasileira por alguns compositores.

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Recebido: 16/4/2019 - Aceito: 05/8/2020

Publié

2021-10-22 — Mis(e) à jour 2022-07-04

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SOARES, Eliel Almeida; RICCIARDI, Rubens Russomanno. A interdisciplinaridade da retórica e sua influência na música colonial Brasileira. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 44, n. 4, p. 157–192, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2021.v44n4.13.p157. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/8866.. Acesso em: 4 déc. 2024.