A interdisciplinaridade da retórica e sua influência na música colonial Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.13.p157

Palavras-chave:

Retórica, Filosofia e Hermenêutica, Música Colonial Brasileira, Compositores Brasileiros

Resumo

Essencial para a produção de determinadas músicas do final do século XVI ao começo do século XIX, a retórica se mostra como componente fundamental para que sua utilização, relacionado à gramatica, bem como sua adequação nas estruturas musicais, fosse compreendida e clarificada no discurso musical. Tal processo ocorreu através de uma sistematização e teorização aprimorada por diversos tratadistas da retórica musical, cujo postulado se embasava nos eminentes mestres da Retórica Clássica, Aristóteles, Cícero e Quintiliano, estabelecendo, assim, uma nomenclatura conhecida como Musica Poetica. Resultante dessa metodização, vários tratados destacavam os meios pelos quais a música pudesse ser elaborada num discurso organizado e ordenado por elementos retóricos de modo a mover os afetos do ouvinte. Nesse sentido, tanto a área da musicologia, performance e teoria/análise nos últimos 50 anos, vem demostrando interesse sobre o tema, desenvolvendo inúmeras pesquisas mediante análise retórico-musical, objetivadas em esclarecer a relação entre música e afeto. Por esse motivo, esse artigo apresenta o diálogo da retórica com as outras áreas do conhecimento humano, a saber, música, filosofia e hermenêutica, por exemplo, além da sua influência e emprego na música colonial brasileira por alguns compositores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução de A. Bosi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução de A. Bosi. Revisão de I. C. Benedetti. Edição Revisada e Ampliada. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AFFONSO, R. C. Um Estudo sobre a Relação Texto-Música: os Ofícios Fúnebres de José Maurício Nunes Garcia. 2005. 156 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2005.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de L. Vallandro e G. Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1984 (Coleção Os Pensadores v. IV).

ARISTÓTELES. Retórica. Prefácio e Introdução de M. A. Júnior, Tradução e Notas de M. A. Júnior, P. F. Alberto e A. N. Pena. 2. ed. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Tradução de A. P. Carvalho. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s/d.

ASSUMPÇÃO, S. E. M. Ascendência Retórica das Formas Musicais. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.

BARTEL, D. Musica Poetica: Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.

BARTHES, R. Investigaciones retóricas I: La antigua retórica (1970). Tradução de B. Dorriots. Barcelona: Ediciones Buenos Aries, 1982 (Serie Comunicaciones).

BERISTÁIN, H. Diccionário de Retórica y Poética. 7. ed. México: Universidade Nacional Autônoma do México; Porrua, 1995.

BLUTEAU, R. Vocabulario Portuguez e Latino (v.7-letras Q-S). Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1720.

BUELOW, G. Rhetoric and Music. In: SADIE, S.; TYRRELL, J. (ed.). The new grove dictionary of music and musicians. New York: Oxford University Press, 2001. v. 21, p. 260-275.

CÍCERO, M. T. De inventione: De optimo genere oratorum topica. Tradução de H. M. Hubbell, Loeb Classical Library, Harvard University Press, 1960.

CÍCERO, M. T. De Oratore. 4. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1967.

CÍCERO, M. T. Retórica a Herênio. Tradução e Introdução de A. P. C. Faria e A. Seabra. São Paulo: Hedra, 2005. (Autoria atribuída a Cícero).

COSTA, R. B. O Baixo contínuo no "officio de defuntos" de Lobo de Mesquita. 2006. 172 f. (Dissertação em Música) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2006.

DOTTORI, M. Ut Rhetorica Musica: análise do moteto O Vos Omnes a dois coros, de Manoel Dias de Oliveira. Revista Música, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 53-69, maio 1992.

DUPRAT, R. et al. A Arte Explicada de Contraponto de André da Silva Gomes. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

FAGERLANDE, M. O Método de Pianoforte de José Maurício Nunes Garcia. 1993. 218 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, 1993.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

GADAMER, H. G. Verdad y Método II. Salamanca: Sígueme 1992.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução de M. S. Cavalcante Schubak. Petrópolis: Vozes, 2005.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LANGE, F. C. História da Música na Capitania Geral das Minas Gerais: Vila do Serro do Frio e Arraial do Tejuco. v. VIII. Belo Horizonte: Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais,. 1983.

LAUSBERG H. Elementos de Retórica Literária. Tradução, prefácio e aditamentos de R. M. Rosaldo Fernandes. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbernkian, 2004.

LOPES, R. A tensão mythos-logos em Platão. 2014. 206 f. Tese (Doutorado em Letras, Área de Poética e Hermenêutica) – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2014.

LÓPEZ CANO, R. Música y Retórica en el Barroco. v.1-2. México, D.F: Gráfica da Universidade Nacional Autônoma do México, 2000.

LUCAS, M. I. Material didático da disciplina: CMU 5942 – Introdução à Retórica da Música Setecentista, sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª M. I. Lucas. Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2010.

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: Dos pré-socráticos até Wittgenstein. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MATTHESON, J. Der Vollkommene Capellmeister. Fac-simile do original de 1739 (Hamburg: Crsitian Herold). Kassel: Basel: Bärenreiter, 1954.

MATTOS, C. P. José Maurício Nunes Garcia: Biografia. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1997.

MEYER, M. A Retórica. Tradução de M. N. Peres. São Paulo: Ática, 2007.

MORETZSOHN, J. C. R. As Missas de J. J. Emerico Lobo de Mesquita: um estudo estilístico. 2008. 651f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de janeiro, 2008.

MURPHY, J. J. Sinopsis Historica de la Retórica Clásica. Madrid: Gredos, 1989.

OLIVEIRA, K. B. A interpretação vocal na Missa em Mi bemol de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita: por uma interpretação historicamente fundamentada, focalizando o solo de soprano quoniam. 2011. 346 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2011.

PAIXÃO, A. M. M. M. Retórica e Técnicas de Escrita Literária e Musical em Portugal entre os séculos XVII-XIX. 2008. 390 f, v. 1. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Co-Tutela na Univerisade de Nice Sophia Antipolis (França), Lisboa e Nice, 2008.

PEREIRA, M. B. Retórica, Hermenêutica e Filosofia. Revista Filosófica de Coimbra, v. 3, n. 5, p. 5-70, mar. 1994.

PERELMAN, C. Tratado de Argumentação: A Nova Retórica. Tradução de M. E. A. Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PERSONE, P. As Obras 'Non Mesurés' para Cravo, Explicadas Segundo as Leis da Retórica. 1996. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, IA, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 1996.

PLEBE, A. Breve História da Retórica Antiga. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária/ EPU, 1978.

QUINTILIANO, M. F. Institutione Oratoria: libri duodecim, cum notis et animadversionibus virorum doctorum. Edição de P. Burmann, revisão e publicação de P. Burmannum, L. Batavorum, apud J. Vivie. Leiden, 1720 [1416].

QUINTILIANO, M. F; HILD, J.A. Instituitione Oratoria: Libri decimus. Paris: C. Klincksieck, 1885 [1416].

REBOUL, O. Introdução à Retórica. Tradução de I. C. Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REZENDE, A. M. Rompendo o Silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. 2009. 280 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2009.

RICCIARDI, R. R. Manuel Dias de Oliveira: um compositor brasileiro dos tempos coloniais - partituras e documentos. 2000. 142 f + anexos. Tese (Doutorado em Artes) – Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, ECA, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2000.

SCATOLIN, A. C. Do orador 1.123-159. Nuntius Antiquus, v. 12, n.2, p. 264-287, jun./dez. 2017.

SOARES, E. A. A utilização de elementos e figuras de retórica nos Ofertórios de André da Silva Gomes. 2012. 461 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, ECA, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2012.

SOARES, E. A. O Emprego da Retórica na Música Colonial Brasileira. 2017. 533f. Tese (Doutorado em Música) – Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, ECA, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2017.

SOARES, E. A. A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira: Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia. Per Musi, v. 39, n. 2, p. 1-31, ago. 2019.

SOARES, E. A; MACHADO NETO, D. Exemplos de Figuras Retóricas de Interrupção e Silêncio em José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA NA AMAZÔNIA, 4., 2015, Porto Velho. Anais […] Boa Vista: Editora da UFRR, 2015, p. 363-375.

SOARES, E. A; NOVAES, R; MACHADO NETO, D. Retórica na música colonial brasileira: o uso da anaphora em André da Silva Gomes. In: Encontro de musicologia de Ribeirão Preto, 4., 2012, Ribeirão Preto. Anais […] Ribeirão Preto: Laboratório de Teoria e Análise Musical, 2012a, p. 301-306.

SOARES, E. A; NOVAES, R; MACHADO NETO, D. Figuras Retóricas no Ofertório da Missa de Quarta-feira de Cinzas de André da Silva Gomes. Música Hodie, v. 12, n. 2, p. 71-86, jun./dez. 2012b.

VIDAL, J. V. A Idéia do ‘Clássico’ no classicismo: Retórica e Música no Final do Século XVIII. 2002.171 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música: Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro, 2002.

Recebido: 16/4/2019 - Aceito: 05/8/2020

Publicado

22-10-2021 — Atualizado em 04-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

SOARES, Eliel Almeida; RICCIARDI, Rubens Russomanno. A interdisciplinaridade da retórica e sua influência na música colonial Brasileira. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 44, n. 4, p. 157–192, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2021.v44n4.13.p157. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/8866.. Acesso em: 12 nov. 2024.