A MIMESIS MUSICAL

Autori

  • KATIA KATO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500007

Parole chiave:

Mimesis musical, Aristóteles, Musica Poetica, Johann Sebastian Bach

Abstract

A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e, sobretudo, na obra de Johann Sebastian Bach. Porém, diversas são as espécies de imitação musical, de forma que o intuito deste trabalho foi categorizar e definir a função das espécies imitativas, com base na concepção aristotélica de imitação e nas categorias de imitação propostas por Johann Mattheson, um dos principais teóricos da Musica Poetica, tentando demonstrar que, desde a concepção musical da antiguidade, música e poética são inseparáveis.

Biografia autore

  • KATIA KATO

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Pubblicato

2017-01-17 — Aggiornato il 2023-02-22

Fascicolo

Sezione

Articoli e Recensioni

Come citare

A MIMESIS MUSICAL. (2023). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 39(Special Issue), 93-110. https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500007