Impulso criador e drama vital em Bergson

Autori

  • Rita Paiva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46n2.p253

Parole chiave:

Élan Vital, Matéria, Obstáculo, Esforço, Criação

Abstract

Ao voltar-se para a teoria de H. Bergson acerca do processo evolutivo, este texto toma como objeto de reflexão o caráter antinômico das tendências fundamentais do movimento vital: tempo puro e materialidade. Partindo da importância da imagem, nessa filosofia, debruça-se sobre a ontologia bergsoniana, problematizando tanto a noção de elã vital quanto o modo pelo qual a matéria advém e o tempo real nela se inscreve. Ao destacar a ambiguidade do papel desempenhado pela materialidade, no tensionamento das forças vitais, a discussão explicita que o impulso originário instaura, ele próprio, seu antípoda. Revela-se, assim, o caráter dramático que impregna o movimento intrínseco à história da vida, no qual esforço e luta são correlatos dos limites do impulso que a move e quesitos incontornáveis para o ato criador que a define.

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Biografia autore

  • Rita Paiva, Universidade Federal de São Paulo

    Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5146-4388.

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Recebido: 22/02/2022

Aceito: 13/09/2022

Pubblicato

2023-03-23

Fascicolo

Sezione

Articoli e Recensioni

Come citare

PAIVA, Rita. Impulso criador e drama vital em Bergson. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 46, n. 2, p. 253–274, 2023. DOI: 10.1590/0101-3173.2023.v46n2.p253. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13060.. Acesso em: 21 nov. 2024.