Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?

Auteurs-es

  • Cesar Augusto Ramos

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000200013

Mots-clés :

Kant, Hegel, Educação

Résumé

O presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento do caráter normativo da conduta humana. Estes aspectos serão, também, abordados na filosofia de Hegel, bem como as suas conseqüências para o ensino da filosofia, e da possibilidade de uma escolha não disjuntiva de uma ou de outra perspectiva.

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Publié

2007-12-01

Numéro

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Comment citer

RAMOS, Cesar Augusto. Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 30, n. 2, p. 197–217, 2007. DOI: 10.1590/S0101-31732007000200013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959.. Acesso em: 22 nov. 2024.