Nietzsche e a escrita artística do pensamento

Auteurs-es

  • Renarde Freire Nobre

DOI :

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.04.p57

Mots-clés :

poesia, filosofia, Nietzsche, aforismos

Résumé

O artigo inicia-se com uma distinção entre poesia e filosofia, a partir do destaque à relação especial que a primeira mantém com a palavra escrita. O enfoque desloca-se para o pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), argumentado haver em seus escritos a construção de uma filosofia nada convencional, em parte por conta do estatuto das ideias expostas, mas também e sobremaneira pela relação íntima com a arte poética, o que se faz evidente pela estilização do pensamento. A hipótese principal é de que não se pode bem compreender a transgressão semântica operada por Nietzsche – sua famosa transvaloração dos valores – sem que se considere a transgressão estilística. Por fim, a linguagem aforismática utilizado por Nietzsche é apresentada como a sua “arte do estilo” por excelência.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Renarde Freire Nobre

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,
    MG – Brasil. E-mail: fnrenarde@gmail.com
    Autor do livro Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento (Editora Argumentum) e
    organizador dos livros: Lévi-Strauss - leituras brasileiras e O poder no pensamento social: dissonâncias
    (ambos pela Editora UFMG). Coordena o projeto de extensão Retratos de artistas - conversas
    sobre arte e pensamento.

Publié

2018-10-31 — Mis(e) à jour 2023-02-14

Numéro

Rubrique

Articles et Commentaires

Comment citer

NOBRE, Renarde Freire. Nietzsche e a escrita artística do pensamento. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 41, n. 3, p. 57–78, 2023. DOI: 10.1590/0101-3173.2018.v41n3.04.p57. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5833.. Acesso em: 22 nov. 2024.