Nietzsche e a escrita artística do pensamento

Autores/as

  • Renarde Freire Nobre

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.04.p57

Palabras clave:

poesia, filosofia, Nietzsche, aforismos

Resumen

O artigo inicia-se com uma distinção entre poesia e filosofia, a partir do destaque à relação especial que a primeira mantém com a palavra escrita. O enfoque desloca-se para o pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), argumentado haver em seus escritos a construção de uma filosofia nada convencional, em parte por conta do estatuto das ideias expostas, mas também e sobremaneira pela relação íntima com a arte poética, o que se faz evidente pela estilização do pensamento. A hipótese principal é de que não se pode bem compreender a transgressão semântica operada por Nietzsche – sua famosa transvaloração dos valores – sem que se considere a transgressão estilística. Por fim, a linguagem aforismática utilizado por Nietzsche é apresentada como a sua “arte do estilo” por excelência.

Biografía del autor/a

  • Renarde Freire Nobre

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,
    MG – Brasil. E-mail: fnrenarde@gmail.com
    Autor do livro Perspectivas da razão: Nietzsche, Weber e o conhecimento (Editora Argumentum) e
    organizador dos livros: Lévi-Strauss - leituras brasileiras e O poder no pensamento social: dissonâncias
    (ambos pela Editora UFMG). Coordena o projeto de extensão Retratos de artistas - conversas
    sobre arte e pensamento.

Publicado

31-10-2018 — Actualizado el 14-02-2023

Número

Sección

Artículos y Comentarios

Cómo citar

Nietzsche e a escrita artística do pensamento. (2023). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 41(3), 57-78. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.04.p57