A espacialização da fala no cinema

Auteurs-es

  • Wilcon Pereira Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-31731980000100005

Mots-clés :

Estética, Semiótica, Cinema, Filme, Fala, Discurso, Iconização, Imaginação e logo-icônico.

Résumé

O artigo parte de uma simples constatação: é bastante insatisfatória, no presente estágio da pesquisa, a colocação do problema das relações entre imagens e palavras no universo fílmico. Trata-se, no entanto, de uma questão decisiva para a estética do cinema. Em geral, as análises feitas valorizam apenas a função das imagens na gênese e no desenvolvimento das significações. A hipótese de trabalho que se apresenta aqui, vem propor, ao contrário, uma abordagem do complexo sígnico constituído pela fusão indissolúvel dos dois recursos expressivos, que forma assim um meio de comunicação específico, original e absolutamente novo. Esse caráter inédito exige uma investigação minuciosa e urgente, conjugando-se perspectivas filosóficas, semióticas e propriamente cinematográficas.

Publié

1980-01-01 — Mis(e) à jour 2023-02-17

Numéro

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Comment citer

A espacialização da fala no cinema. (2023). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 3, 91-103. https://doi.org/10.1590/S0101-31731980000100005