Pensar como resposta ao desafio tecnológico?

a escola heideggeriana

Autores

  • Irene Borges-Duarte Universidade de Évora

Palavras-chave:

Pensar, Tecnologia, Ser-em-propriedade, Heidegger, Arendt, Agamben

Resumo

A questão da tecnologia pode abordar-se de múltiplos pontos de vista e em análises particulares, mas requer um enquadramento global do seu paradigma, na época civilizacional que lhe corresponde. Pertencendo-lhe, o homem contemporâneo desenvolve uma forma dominante e incontornável de relação com as coisas e com os outros, marcada pelo modelo que nela impera. Heidegger chamou Ge-stell ao projecto de mundo tecnológico, e procurou descrever e desconstruir a sua figura, defendendo a necessidade de aprender a pensar, como recuperação possível de uma relação livre ante ela, capaz de abrir um outro projecto de mundo, focado no habitar e vivido como um “passo atrás”. Partindo de aí, o presente texto procura mostrar o alcance da ideia heideggeriana do pensar e da sua repercussão em Arendt e Agamben, enquanto manifestação do ser em propriedade e como alternativa à banal imersão na cultura tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Borges-Duarte, Universidade de Évora

Pesquisadora Phenomenology and Culture Group – Praxis: Centre of Philosophy, Politics and Culture (University of Évora). Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Évora – Portugal.

Referências

AGAMBEN, G. Bartleby, escrita da potência. [1993] Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.

AGAMBEN, G. A Ideia da Prosa. [1985] Tradução de João Barrento. Lisboa: Cotovia, 2008.

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. [2006] Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, G. A potência do pensamento. Ensaios e Conferências. [2005] Lisboa: Relógio d’Água, 2013.

AGAMBEN, G. A aventura. [2015] Tradução de C. Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

ARENDT, H. The Life of Mind. New York: Harcourt Brace & Cia, 1978.

ARENDT, H. Vita Activa oder vom tätigen Leben. München: Piper, 1981.

BORGES-DUARTE, I. Arte e Técnica em Heidegger. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

BORGES-DUARTE, I. Heidegger, M. A técnica como Ge-stell. De facto antropológico a paradigma cultural da modernidade tardia [2020]. In: OLIVEIRA, J. (org.). Filosofia da Tecnologia através de seus autores. Caxias do Sul: EDUCS, 2020. p. 161-170.

HEIDEGGER, M. Gelassenheit. [1955] Stuttgart: Neske, 1959.

HEIDEGGER, M. Beiträge zur Philosophie. Vom Ereignis. Gesamtausgabe 65. Ed. F.-W. von Herrmann. Frankfurt: Klostermann, 1989.

HEIDEGGER, M. Vorträge und Aufsätze. Gesamtausgabe 7. Ed. F.-W. von Herrmann. Frankfurt: Klostermann, 2000a.

HEIDEGGER, M. Reden und andere Zeugnisse eines Lebensweges. Gesamtausgabe 16. Ed. H. Heidegger. Frankfurt: Klostermann, 2000b.

HEIDEGGER, M. Was heisst Denken? [1951/1952] Gesamtausgabe 8. Ed. P.L. Coriando. Frankfurt: Klostermann, 2002.

HEIDEGGER, M. Zum Ereignis-Denken. Gesamtausgabe 70.1 e 2. Ed. P. Trawny. Frankfurt: Klostermann, 2013.

HEIDEGGER, M. Caminhos de Floresta. 3. ed. de I. Borges-Duarte. Lisboa: Gulbenkian, 2014.

HEIDEGGER, M. Anmerkungen I-V. (Schwartze Hefte 1942-1948). Gesamtausgabe 97. Ed. P. Trawny. Frankfurt: Klostermann, 2015.

HEIDEGGER, M. Vorträge [1935-1967] Gesamtausgabe 80.2. Ed. G. Neumann. Frankfurt: Klostermann, 2020.

MITCHELL, A. J. The Question concerning the Machine. Heidegger´s Technology Notebooks in the 1940s-1950s. In: WENDLAND, A. J.; MERWIN, C.; HADJIOANNOU, C. (ed.). Heidegger on Technology. New York/London: Routledge, 2019. p. 115-132.

Recebido: 08/01/2021 - Aceito: 08/3/2021

Publicado

17-05-2021 — Atualizado em 01-07-2022

Como Citar

Borges-Duarte, I. (2022). Pensar como resposta ao desafio tecnológico? a escola heideggeriana. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 44(Special issue 1), 17–40. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/11425

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)