Trans/Form/Ação filia-se ao LatinREV, cria sua página no Google Scholar e está em fase de inserção no Redalyc

11-09-2020

Depois de se cadastrar no REDIB, a Trans/Form/Ação: revista de filosofia da Unesp, agora também está na “Red Latinoamericana de Revistas”, a LatinREV. Trata-se de uma rede cooperativa de revistas e asociaciações de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades. O link para acesso é: https://www.flacso.org.ar/latinrev/.

 Seu objetivo é assessorar, treinar e atualizar os temas relacionados à sustentabilidade das publicações de revistas acadêmicas. Também oferece a criação de um espaço colaborativo e participativo para divulgar informações de interesse das equipes editoriais. Para isso, a LatinREV organiza uma jornada acadêmica com especialistas no assunto para intercâmbio e discussão de eixos relevantes para este campo da produção acadêmica que se realiza no mês de junho de cada ano.

 Em outra frente, a Trans/Form/Ação também está solicitando inserção na “Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal”, a Redalyc. Trata-se de um sistema de indexação que integra as revistas científicas e editoriais de alta qualidade da região em seu índice. Após 16 anos dando visibilidade e apoiando a consolidação de revistas, agora integra exclusivamente aquelas que compartilham do modelo publicação sem fins lucrativos para preservar o caráter acadêmico e aberto da comunicação científica, de qualquer região.

 Entendemos que a revista merece estar também nesta base de dados devido aos seus índices de qualidade, que podem ser ilustrados a partir de indicadores quantitativos. Tais números podem ser medidos, por exemplo, a partir do Google Scholar, ao qual a revista acabou de ter sua página pessoal, cujo link é o seguinte: https://scholar.google.com.br/citations?user=QpIvv0kAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=4.

 

Dos artigos já indexados, foram quase cinco mil citações ao longo dos tempos dos artigos publicados, com índice h = 28 e índice i10 = 119. Desde 2015, foram quase 2.500 citações, com índice h = 19 e índice i10 = 63.

 Estes números expressam o valor da revista, através do trabalho de seus editores, corpos editoriais, pareceristas, autores/as e, principalmente de nossos/as leitores/as, que valorizam a revista e nos brindam com suas citações, o que manifesta o respeito e estima pelos textos publicados.

 Para 2020, a Trans/Form/Ação inovou ao trazer a modalidade de comentários aos artigos, que tem sido ótima recepção. Também diminuímos radicalmente o prazo para avaliação das submissões, especialmente em respeito aos nossos colaboradores. No entanto, o prazo para publicação ainda continua um pouco elevado. Por um lado, isso se deve ao processo pelo qual os textos passam no processo desde a submissão até a editoração, passando pelos avaliadores (em média de três avaliadores por submissão), depois pelas correções sugeridas, em seguida para a correção gramatical e normalização. Tal demora é também devida à elevada quantidade de textos aprovados na fila. Para diminuir um pouco tal espera, estamos reunindo textos em edições temáticas e também estamos buscando, para 2021, a publicação em fluxo contínuo.

Com estas práticas, esperamos continuar contribuindo para o desenvolvimento da filosofia e de áreas afins, da socialização do conhecimento, com vistas à inserção social. Em tempos difíceis como o que estamos passando, em momento de pandemia, de crise econômica, dificuldades em diversos setores, buscamos a sobrevivência desta revista, mantendo o seu caráter de ser uma revista totalmente aberta, sem qualquer cobrança ou taxa de publicação, buscando a difusão e socialização do conhecimento filosófico.