RESENHA: A EXPERIÊNCIA DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000200013Abstract
Foi o filósofo Friedrich Schleiermacher quem primeiro intentou transformar a hermenêutica, técnica interpretativa do XVII dirigida exclusivamente à exegese de textos bíblicos e jurídicos, numa ciência da compreensão dos discursos em geral. Elevada a princípio interpretativo universal, a hermenêutica schleiermacheriana aspirava para os discursos escritos àquilo que a retórica aristotélica e a de Quintiliano (II, XVII, 37-38), entre outras que lhes são posteriores, propuseram para todo hábito discursivo, não somente para os escritos, muitos séculos antes. Mais restrita, contudo, porquanto re" etida no modelo da cienti! cidade, o núcleo dessa nova metodologia, a compreensão, diferentemente da invenção,disposição,ação,memória,elocução retóricas, fechava-se sobre si mesma como movimento impelido pela autoconsciência!metodológica inerente às epistemologias modernas.Published
2011-10-27
Issue
Section
Articles and Comments
License
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This is an article published in open access under a Creative Commons license
.
How to Cite
RESENHA: A EXPERIÊNCIA DA ARTE. (2011). Trans/Form/Ação, 34(2), 237-242. https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000200013