O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel

Autores

  • Rodrigo Pelloso Gelamo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009

Palavras-chave:

ensino da filosofia, Hegel, filosofia alemã

Resumo

: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

10-12-2008

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 31, n. 2, p. 153–166, 2008. DOI: 10.1590/S0101-31732008000200009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987.. Acesso em: 13 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)