O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009Palavras-chave:
ensino da filosofia, Hegel, filosofia alemãResumo
: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
10-12-2008
Edição
Seção
Artigos e Comentários
Licença
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Como Citar
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 31, n. 2, p. 153–166, 2008. DOI: 10.1590/S0101-31732008000200009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987.. Acesso em: 13 nov. 2024.