Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso

Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura

Autores

  • Luis Felipe Martins de Salles Roselino Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43esp.23.p317

Palavras-chave:

Adorno, Max Weber, Progresso, Estética, Música

Resumo

Resumo: A revisão que será desenvolvida a seguir foi identificada diante do contraste teórico no tratamento do conceito de “progresso” nos escritos de Adorno e Max Weber, respectivamente, no texto de 1962 “Fortschritt” (Progresso) e no texto de 1917, “Sobre o sentido da Wertfreiheit nas ciências econômicas e sociológicas”. Pretende-se comparar as abordagens destacando os diferentes recursos teóricos empregados, identificando diferenças nos usos conceituais da teoria tradicional e da teoria crítica. O contraste teórico ficará mais nítido quando comparados os exemplos da história da arte tomados pelos dois autores. Weber utilizava um critério geral para equiparar as obras musicais às pinturas, Adorno pressupunha algo distinto seguindo o mesmo referencial, o progresso técnico.

Palavras-chave: Adorno; Max Weber; Progresso; Estética; Música.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Martins de Salles Roselino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais, membro do Departamente de CIências Humanas. Possui título de doutor em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2014), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atuando principalmente nos seguintes temas: Max Weber; Adorno; György Lukács; politeísmo dos valores; ética e estética.

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Recebido: 25/10/2019 - Aceito: 17/02/2020

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Publicado

2020-10-09 — Atualizado em 2021-09-01

Como Citar

Roselino, L. F. M. de S. (2021). Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso: Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 43(Special Issue), 317–340. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43esp.23.p317

Edição

Seção

Artigos e Comentários