Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso
Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura
Palavras-chave:
Adorno, Max Weber, Progresso, Estética, MúsicaResumo
Resumo: A revisão que será desenvolvida a seguir foi identificada diante do contraste teórico no tratamento do conceito de “progresso” nos escritos de Adorno e Max Weber, respectivamente, no texto de 1962 “Fortschritt” (Progresso) e no texto de 1917, “Sobre o sentido da Wertfreiheit nas ciências econômicas e sociológicas”. Pretende-se comparar as abordagens destacando os diferentes recursos teóricos empregados, identificando diferenças nos usos conceituais da teoria tradicional e da teoria crítica. O contraste teórico ficará mais nítido quando comparados os exemplos da história da arte tomados pelos dois autores. Weber utilizava um critério geral para equiparar as obras musicais às pinturas, Adorno pressupunha algo distinto seguindo o mesmo referencial, o progresso técnico.
Palavras-chave: Adorno; Max Weber; Progresso; Estética; Música.
Downloads
Referências
ADORNO, T. Ästhetische Theorie In: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, Bd.7 Frankfurt/Main: Suhrkamp. 1977, p. 7-387.
ADORNO, T. Fortschritt In: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, Bd.10.2, Frankfurt/Main: Suhrkamp. 1977, p. 617-638
ADORNO, T. Introdução à sociologia. (Tradução: Wolfgang Leo Maar). São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
ADORNO, T. Sobre algunas relaciones entre música y pintura In: Escritos Musicales I-III. Madrid: Ediciones Akal, 2006, p. 637-649
ADORNO, T.Teoria Estética. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1983.
ADORNO, T.Versuch über Wagner In: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, Bd.13 Frankfurt/Main: Suhrkamp. 1986, p. 7-145.
BENJAMIN, W. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Ed. Ltda. 2012.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1975, p. 9-34.
DAHLHAUS, Carl. Das Problem der öheren Kritik. Adornos Polemik gegen
Strawinsky“. Neue Zeitschrift für Musik v. 148, 1987, p. 9-15.
DAHLHAUS, Carl. Soziologische Dechiffrierung von Musik. Zu Theodor W. Adornos Wagnerkritik.” In: The International Review of Aesthetics and Soziologie of Music 1, 1970, p. 137-146.
DUARTE, Ricardo. Sobre o conceito de “pseudomorfose” em Theodor Adorno. Artefilosofia, n.7, 2009, p. 31-40.
HABERMAS, Jürgen. Theorie des Kommunikativen Handelns. Frankfurt: Suhrkamp, 1988.
KLEIN, Richard. Philosophische Kritik als Problem der Musikwissenschaft. Zur Adorno-Rezeption bei Carl Dahlhaus am Beispiel des Versuch über Wagner. In: Andreas Dorschel (Org.), Kunst und Wissen in der Moderne, Viena: Böhlau, 2009, p. 105-121.
MAAR, Wolfgang. Materialismo e primado do objeto em Adorno In: Trans/Form/Ação, São Paulo, 29(2), 2006, p. 133-154.
MUSSE, Ricardo. Elementos da crítica de Adorno a Kant. Doispontos, Curitiba, São Carlos, vol. 4, n. 1, 2007, p. 201-215.
MARX, Karl. Misère de la philosophie. Paris: V. Giard & E. Brière. 1896.
OLLMAN, Bertel. Alienation. Marx’s Conception of Man in Capitalist Society. New York: Cambridge Un. Press, 1973.
SCHLUCHTER, W. Unversöhnte Moderne. Frankfurt: Suhrkamp, 1996.
SOCHA, Eduardo. Lessing na estética de Adorno: Música, Pintura e a questão da pseudomorfose. Trans/Form/Ação, Marília, v. 42, n. 3, 2019, p. 91-118.
WEBER, Max. Gesammelte Aufsätze zur Wissenschaftslehre. [GAWL] Tübingen: J.C.B. Mohr. 1922.
WEBER, Max. Diskussionsrede zu W. Sombarts Vortrag über Technik und Kultur auf dem ersten Deutschen Soziologentage in Frankfurt (1910)” In: Schriften der Deutschen Gesellschaft für Soziologie. Vol. I, Tübingen: Mohr Siebeck 1911, p. 95-101.
Recebido: 25/10/2019 - Aceito: 17/02/2020
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.