Morte impune, luto proibido

Vida nua e vida precária em Giorgio Agamben e Judith Butler

Autores

Palavras-chave:

Agamben, Butler, Vida nua, Vida precária, Vulnerabilidade

Resumo

Giorgio Agamben tece a genealogia da “vida nua”, no percurso que vai do homo sacer ao Muselmann, do primeiro paradigma da política ocidental à fabricação do morto-vivo em Auschwitz, como vida insacrificável e impunemente matável. Judith Butler segue argumento semelhante ao desenvolver o conceito de “vida precária”, com o qual problematiza a seperação entre vulnerabilidade universal e formas de produção da precariedade, a distinção entre vidas cujas perdas importam e as indignas de pranto e luto. A finalidade deste artigo consiste em aproximar as concepções dos dois autores, sob a hipótese de que em ambos trata-se da fabricação de vidas matáveis, sobre as quais pesa a proibição do luto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Tradução Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum: sobre o método. Tradução Andrea Santurbano e Patrícia Peterle. São Paulo Boitempo, 2019.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução Selvino José Aussmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. Tradução Selvino J. Aussmann. São Paulo: Boitempo, 2017.

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução Claudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução Sérgio Tadeu de Niemayer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

BUTLER, Judith. Vida precaria: el poder del duelo y la violencia. Buenos Aires: Paidós, 2006.

Recebido: 10/08/2019 - Aceito: 24/02/2020

Publicado

10-09-2020 — Atualizado em 15-07-2022

Como Citar

Silva, R. O. (2022). Morte impune, luto proibido: Vida nua e vida precária em Giorgio Agamben e Judith Butler. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 43(3), 339–360. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/9164

Edição

Seção

Artigos e Comentários