O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento

Autores

  • Ricardo Nascimento Fabbrini

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732005000100001

Palavras-chave:

, Filosofia, educação, ensino

Resumo

O curso de filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas – análoga ao “exercício de escuta”, no sentido psicanalítico – que lhe permita a experiência da “dominação intelectual”: da posse, ainda que provisória, de uma “língua da segurança” que coloque em “suspensão” os “lugares de conversa ção”. Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de filosofia – seja na universidade, no ensino médio e mesmo fora dos cursos regulares – poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do “espaço público”. Somente assim a filosofia conquistará definitivamente entre nós, sua madureza.

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Publicado

01-01-2005

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

FABBRINI, Ricardo Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 28, n. 1, p. 7–27, 2005. DOI: 10.1590/S0101-31732005000100001. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/883.. Acesso em: 3 dez. 2024.

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