Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732002000100002Palavras-chave:
História da filosofia, alteridade, valor formativoResumo
Em relação ao nosso presente, o passado é ao mesmo tempo próximo e distante, semelhante e distinto. Geralmente estudamos a história da filosofia para encontrar semelhanças ou afinidades com nossa atitude filosófica.Mas o pensamento do passado é freqüentemente diferente do nosso e nos leva a rever nossas respeitáveis opiniões. A abertura ao “outro”, em sentido diacrônico, é hoje o valor formativo essencial (e não só informativo!) da história da filosofia.Downloads
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Publicado
12-01-2002
Edição
Seção
Artigos e Comentários
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Como Citar
PIAIA, Gregorio. Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 25, n. 1, p. 19–28, 2002. DOI: 10.1590/S0101-31732002000100002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/839.. Acesso em: 19 nov. 2024.