GOVERNO E PODER EM FOUCAULT

Autores

  • Monica Loyola STIVAL

Palavras-chave:

Poder, Governo, Foucault, Atividade, Política.

Resumo

O presente artigo mostra que o conceito de “governo” de Michel Foucault ocupa o espaço aberto por sua crítica ao poder moderno. Foucault passa aos poucos do conceito de poder à noção de governo em suas análises. Porém, não se trata de substituição de conceitos equivalentes, mas de um refinamento conceitual que ilumina a dimensão da atividade dos sujeitos como base das relações sociais e políticas modernas. Assim, este texto tem dois momentos distintos e complementares: mostra a possibilidade de passar do conceito de poder ao conceito de governo, pelo menos como elemento central da análise social e política, e discute o alcance do conceito de governo, que se instala em uma dimensão diferente daquela do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Loyola STIVAL

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

30-09-2016 — Atualizado em 16-04-2023

Versões

Como Citar

STIVAL, M. L. (2023). GOVERNO E PODER EM FOUCAULT. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 39(4). Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6314 (Original work published 25º de fevereiro de 2023)

Edição

Seção

Artigos e Comentários