A arte da fotografia na China: algumas observações sobre sua conotação estética

Autores

Palavras-chave:

Arte fotográfica, Conotação estética, Pensamento filosófico, Valor estético

Resumo

A fotografia, como ferramenta, apresenta principalmente a relação entre pessoas e objetos, por meio do uso de elementos artísticos, como luz, sombra e cor, nas imagens. A criação de fotografias é uma atividade que requer inspiração e habilidades. Isso exige que os fotógrafos observem e pensem cuidadosa e profundamente sobre a estrutura geral do trabalho, a fim de tirar boas fotos que sejam artísticas e bem pensadas. O desenvolvimento e a popularização da fotografia, na sociedade atual, não podem ser subestimados por seu impacto na estética pública e no pensamento humanístico. Este artigo tem, como objetivo, analisar a conotação estética da fotografia chinesa e explorar seus padrões e valores estéticos. Os pensamentos filosóficos da fotografia chinesa são explorados, e suas reflexões e perspectivas sobre a vida e a sociedade são analisadas. A relação e a influência mútua, entre as conotações estéticas e os pensamentos filosóficos na fotografia chinesa, são exploradas, e sua importância e influência nos trabalhos fotográficos são analisadas, para que se possa entender e apreciar melhor a singularidade da fotografia chinesa. A fotografia chinesa é uma forma única e diversificada de expressão artística que reflete o rico patrimônio cultural e o desenvolvimento social da China. Ao enfatizar a harmonia, a integração de elementos de pintura, a narração de histórias e a apreciação da natureza, a fotografia chinesa proporciona uma experiência estética profunda e transmite significados mais profundos de unidade, tranquilidade e a relação entre as pessoas e o meio ambiente.

Biografia do Autor

Referências

BLANEY, A. Photographic art and technology in contemporary India. Philosophy of Photography, v. 10, n. 1, p. 23-40, 2019.

BOWMAN, O. C. Peruvian Female Industrialists and the Globalization Project - Deindustrialization and Women's Independence. Gender and Society, n. 4, p. 540-559, 2000.

CHIANUCCI, F. An overview of in situ digital canopy photography in forestry. Canadian Journal of Forest Research, v. 50, n. 3, p. 227-242, 2020.

CONKIE, R. Othello, Original Practices: A Photographic Essay. Critical Survey, v. 28, n. 2, p. 135-149, 2016.

FAWKES, J. Giving Back to the Photographic Society of America Worldwide. PSA Journal, v. 87, n. 3, p. 7-8, 2021.

FLORES, V. Carlos Relvas’s Stereoscopic Photography: The Digital Reunion of Negatives and Prints. History of Photography, v. 44, n. 4, p. 231-248, 2020.

GILES, F. Images of Women Breastfeeding in Public: Solitude and Sociality in Recent Photographic Portraiture. International Breastfeeding Journal, n. 13, p. 35-36, 2018.

GLEBOVA, A. Elements of Photography: Avant-garde Aesthetics and the Reforging of Nature. Representations, v. 142, n. 1, p. 56-90, 2018.

HARVEY, A. D. Art and Design. Critical Survey, v. 29, n. 1, p. 133-137, 2017.

HE, Y. N. The writing, transformation, and rewriting of photo archives in Chinese photography from the 1940s to date. Photographies, v. 14, n. 1, p. 133-151, 2021.

HEDMAN, P.; JOHANNES, K. Instant 3d photography. ACM Transactions on Graphics (TOG), v. 37, n. 4, p. 1-12, 2018.

HU, Y.; HE, H.; XU, C.; WANG, B.Y.; LIN, S. Exposure: A white-box photo post-processing framework. ACM Transactions on Graphics (TOG), v. 37, n. 2, p. 1-17, 2018.

KAYUMOVA, R. R. Formation of visual culture in teenagers by teaching them photographic art. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, v. 9, n. 1, p. 5130-5133, 2019.

LADKIN, D. The aesthetic’and its relationship to business ethics: philosophical underpinnings and implications for future research. Journal of Business Ethics, v. 147, p. 35-51, 2018.

LANA, J. P.; WANLI, C. An analysis of the characteristics of cross-media photography based on visual communication design. Language, v. 3, n. 2, p. 30-34, 2021.

LI, X. B. A Preliminary Study on the Aesthetic Theory of Chinese Photography from the 1920s to the 1930s. Grand view of art, v. 3, p. 52-53, 2019.

LOPES, D. M. Go Social: Replies to Catharine Abell and Paloma Aten Cia-Linares. Aisthesis, v. 11, n. 2, p. 227-230, 2018.

LOPES, D. M. An Argument for the New Theory of Photography: Reply to Costello: Discussion. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 77, n. 3, p. 311-313, 2019.

MALLIK, S. Time, Trauma, and Photography: Where the Birds Never Sing, but images tend to. Archivo Papers Journal, v. 2, n. 1, p. 57-69, 2022.

MENDES, A. D. The Photographic Ateliers of Carlos Relvas. International Journal on Stereo & Immersive Media, v. 6, n. 1, p. 42-69, 2022.

NG, H. C.; CHI-KWONG, N. Master Dung-Leung Lin, APSA, GMPSA. PSA Journal, v. 85, n. 6, p. 39-40, 2019.

PEDDECORD, K. M. Behold the Future: Implications of Automated Image Analysis for the Photographic Arts. The International Journal of the Image, v. 13, n. 1, p. 47, 2022.

QI, D. L. Single-shot compressed ultrafast photography: a review. Advanced Photonics, v. 2, n. 1, p. 014003, 2020.

QIU, Y. Expression of Garden Artistic Conception by Photography. Journal of Landscape Research, v. 12, n. 2, p. 115-118, 2020.

SANTANEN, E. The value of protecting privacy. Business Horizons, v. 62, n. 1, p. 5-14, 2019.

TANG, H. F. Theorizing New Photographies in Contemporary China: An Introduction. Photography and Culture, v. 15, n. 3, p. 223-226, 2022.

VERA, N. D.; CELONA, L.; FERNANDEZ, L. C. Understanding Aesthetics with Language: A Photo Critique Dataset for Aesthetic Assessment. Advances in Neural Information Processing Systems, v. 35, p. 34148-34161, 2022.

VISWANATHA, R. G.; MUKHERJEE, S.; THAKUR, M. Measuring photography aesthetics with deep CNNs. IET Image Processing, v. 14, n. 8, p. 1561-1570, 2020.

WANG, W.; SHEN, J.; LING, H. A. Deep Network Solution for Attention and Aesthetics Aware Photo Cropping. IEEE transactions on pattern analysis and machine intelligence, v. 41, n. 7, p. 1531-1544, 2018.

XIAO, R.; LEE. C. English in the Linguistic Landscape of the Palace Museum: A Field-Based Sociolinguistic Approach. Social Semiotics, v. 32, p. 95-114, 2019.

ZHANG, Y. S. Model for art effect evaluation of fashion photography with triangular intuitionistic fuzzy information. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, v. 37, n. 2, p. 1621-1627, 2019.

ZHENG, N. The Localization Trend of Chinese Image Collection with a Return to the Center of Gravity. Chinese photography, n. 4, p. 24-27, 2020.

Received: 07/09/2023 – Approved: 13/11/2023 – Published: 18/04/2024

Publicado

16-04-2024

Como Citar

A arte da fotografia na China: algumas observações sobre sua conotação estética. (2024). Trans/Form/Ação, 47(5), e02400153. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15084