Diferenças e integração do pensamento político entre o antigo confucionismo chinês e o legalismo

Autores

  • Dongwang Liu Tongji University

Palavras-chave:

Filosofia politica, Confucionismo, Legalismo, Integração do Confucionismo e Legalismo

Resumo

O confucionismo e o legalismo não são apenas as duas escolas ideológicas mais influentes na China pré-Qin, mas também as principais escolas de pensamento na história intelectual chinesa antiga. Isto se deve à sua respectiva natureza social e valores políticos contrastantes. No confucionismo pré-Qin, enraizado na crença na bondade inata da natureza humana, há uma forte ênfase no significado das tradições históricas. Promove valores como benevolência, retidão, propriedade e sabedoria, e procura redefinir o “Rito” incorporando novos valores. Dá grande importância ao governo da virtude e aspira alcançar um estado de Harmonia Universal. O Legalismo Pré-Qin, impulsionado pela inclinação humana inerente ao interesse próprio e ao ganho pessoal, formula uma filosofia de governação baseada no utilitarismo. Prioriza o presente e defende transformações profundas através da implementação de “lei” rigorosa para alcançar a prosperidade nacional e a força militar. Como resultado, a China antiga formou diferentes tradições do Estado de virtude e da lei, lançando as bases para a natureza complementar do Confucionismo e do Legalismo. Este artigo analisa os fatores de diferenciação e o processo de integração na filosofia política confucionista e legalista, com o objetivo de fornecer insights sobre a construção dos sistemas filosóficos políticos contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Dongwang Liu, Tongji University

    School of Political Science & International Relations, Tongji University, Shanghai 200092 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5165-9012.

Referências

CHI, W. Guanzi. Kunming: Yunnan Education, 2009. p. 10, 55.

CONFUCIUS, Analects of. Wei Zheng. Edited by Zhang Nanqiao. Zhengzhou: Henan People’s Publishing House, 2019.

CONFUCIUS. Analects of Confucius. Edited by N. Zhang. Zhengzhou: Henan People’s, 2019. p. 11, 32.

GAO, H. Annotation and translation of Shang Junshu. Beijing: Tsinghua University Press, 2011. p. 10, 96.

HENGLIN. “Shang Junshu” state governance viewpoint and traditional social form orientation. Academics, v. 279, n. 08, 129-137, 2021.

JIA, Y. Comparison and enlightenment of confucianism and legalism. Popular Literature and Art, v. 16, p. 273-274, 2019.

KONG, X.; ZHOU, X. Confucian political view of “virtue dominates punishment and auxiliary”. Lantai World, v. 389, n. 03, p. 61-62, 2013.

LI, J. Xunzi and the Legalists: Aiding the law into confucianism and the separation and combination of Ideas – Also on the relationship between Xunzi, Han Fei, and Li Si. Theoretical Journal, v. 279, n. 05, p. 103-111, 2018.

LI, Y. The consideration of moral factors from the perspective of politics——A comparison of philosophical thoughts of Xun and Han. Humanities Magazine, v. 312, n. 04, p. 23-31, 2022.

LIN, X. On the Identity in the Opposition of Confucianism, Legalism, and Taoism. Journal of Liaoning University (Philosophy and Social Sciences Edition), v. 04, p. 58-60, 1999.

LUO, Y. On Han Fei’s theory of evil nature and the inner logic of severe punishment thought. Legal System and Society, v. 09, p. 9-10, 2011.

MENCIUS. Annotated by Q. Zhao. Beijing: Huaxia, 2017. p. 02, 57.

MENCIUS. Gongsun Chou Shang. Annotated by Zhao, Qingwen. Beijing: Huaxia Publishing House, 2017.

MENCIUS. Gongsun Chou Shang. Annotated by Zhao, Qingwen. Beijing: Huaxia Publishing House, 2017.

MENCIUS. Li Lou Shang. Annotated by Zhao, Qingwen. Beijing: Huaxia Publishing House, 2017.

REN, J. YUAN, G. “National politics” and confucianism and legalism. Academics, v. 07, p. 45-53, 2019.

SHANG Junshu. Written by W. Zhi. Changsha: Yuelu, 2011. p. 11, 66.

SHANG, Yang. The Book of Lord Shang Hua Ce. Edited by Zhi, Weicheng. Changsha: Yuelu Press, 2011.

SONG, H. Between order and justice – On the ideal politics of pre-qin confucianism and legalism and its realization ways. Social Science Research, v. 04, p. 126-133, 2009.

SONG, Y.; WANG, Z. “Confucianism and legalism” in pre-qin political and legal thought. Xinjiang Social Sciences, v. 05, p. 95-100, 2012.

WANG, H. The Book of Rites. Changchun: Jilin University Press, 2021. p. 04, 15.

WANG, T. The Connotation of Confucian “Rite” and Its Contemporary Value. Journal of Theory, v. 04, p. 101-103, 2007.

XIA, H. From evil human nature to law, technique, and power: On the main purpose of Han Fei’s thought. Confucian Academy, v. 8, n. 04, p. 88-99, 201-212, 2021.

XUNZI. Selected Notes by S. Ye; edited by Z. Wan. Wuhan: Chongwen, 2014. p. 09, 87.

YAN, Z.; LONG, C. On Li Gou's Inheritance and Transcendence of Xunzi’s Thoughts on Etiquette and Law. Journal of East China University of Science and Technology (Social Science Edition), v. 42, 01, p. 7-12, 2023.

ZENG, XIangxu. Influence of Emperor Xuan of the Han Dynasty on Confucianism in the Western Han Dynasty. Guangxi Social Sciences, v. 04, p. 119-123.

ZHANG, Q. Han Feizi. Shenyang: Liaohai, 2016. p. 05, 69.

ZHANG, Qian. Han Feizi. Shenyang: Liaohai Publishing House, 2016.

ZHAO, Q. Evil nature, legalism, and rule of man. Qinghai Social Sciences, v. 01, p. 123-125, 2006.

ZUO Zhuan. Edited by C. Wang. Beijing: Enterprise Management, 2012. p. 12, 25.

Received: 10/07/2023 - Approved: 18/082023 - Published: 10/01/2024

Publicado

05-01-2024

Como Citar

Diferenças e integração do pensamento político entre o antigo confucionismo chinês e o legalismo. (2024). Trans/Form/Ação, 47(4), e0240042. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14845