Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna

Autores

  • Hanqiao Tang Huainan Normal University
  • Lei Shen Huainan Normal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p59

Palavras-chave:

Zhu Xi, Filosofia Educacional, Educação Moderna, Iluminação

Resumo

A filosofia educacional única de Zhu Xi, enquanto mestre do neoconfucionismo, desempenha um certo papel na promoção do desenvolvimento da educação e do ensino contemporâneos. Com base na situação de exigência de talentos na sociedade feudal, Zhu Xi tomou a ortodoxia confucionista como ponto de partida para fazer tentativas inovadoras em métodos educacionais e conteúdos de ensino. Ele acreditava que o conhecimento de objetos é uma maneira importante de adquirir conhecimento. Ao aprender com os recursos ideológicos da filosofia educacional chinesa e não chinesa antiga e moderna, integrando ideias filosóficas antigas com o método de ensino moderno, este artigo oferece algumas ideias inovadoras importantes para os modelos contemporâneos de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hanqiao Tang, Huainan Normal University

    Ph. D. School of Educational, Huainan Normal University, Huainan, 232038 – China.

  • Lei Shen, Huainan Normal University

    School of Finance and Mathematics, Huainan Normal University, Huainan, 232038 – China.

Referências

CHEN, C. The Characteristics of Zhu Xi’s teaching thoughts and its enlightenment to modern education. Cross-strait Education Research, n. 04, p. 27-32, 2018.

CHEN, G. J. The spirit pursuit of the millennium academy-the interpretation of the school of “loyalty and integrity festival” of Yuelu academy in the Southern Song Dynasty. Journal of Hunan University (Social Sciences), n. 03, p. 2-5, 2016.

CHRISTOPHER, W. Philosophy of education: The Key Concepts. London: Routledge, 2018.

JOSEPH, J. C. Philosophy of education: an encyclopedia. New York: Garland, 2016.

LIU, P. Z.; FENG, H. M. The exploration of Zhu Xi and Bailu Cave College. JiangXi Social Science, n. 10, p. 18-25, 2015.

NIGEL, B. The Blackwell guide to the philosophy of education. Oxford: Blackwell, 2017.

PHYLLIS, L. British women writers of World War ll-battlegrounds of their own. New York: St. Martin’s Press, 2017.

ROBIN, S. Marx and education. Farnham Ashgate, 2015.

WANG, F. H. The enlightenment of Zhu Qi’s education thought to modern education. Journal of Guizhou University (Social Sciences), n. 28, p. 139-142, 2015.

YU, G. G. On Cheng’s Ethical thoughts. Journal of Si Chuan University (Philosophy and social science), n. 01, p. 19-23, 2017.

ZHANG, Y. L. The enlightenment of Zhu Xi’s education thought to modern university education. Shanxi Education, n. 05, p. 4-6, 2017.

Received: 03/6/2021 - Accept: 06/12/2021

Publicado

26-04-2022 — Atualizado em 10-06-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

TANG, Hanqiao; SHEN, Lei. Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 45, n. Edição Especial 2, p. 59–68, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p59. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13233.. Acesso em: 23 nov. 2024.