Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna

Autores

  • Hanqiao Tang Huainan Normal University
  • Lei Shen Huainan Normal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p59

Palavras-chave:

Zhu Xi, Filosofia Educacional, Educação Moderna, Iluminação

Resumo

A filosofia educacional única de Zhu Xi, enquanto mestre do neoconfucionismo, desempenha um certo papel na promoção do desenvolvimento da educação e do ensino contemporâneos. Com base na situação de exigência de talentos na sociedade feudal, Zhu Xi tomou a ortodoxia confucionista como ponto de partida para fazer tentativas inovadoras em métodos educacionais e conteúdos de ensino. Ele acreditava que o conhecimento de objetos é uma maneira importante de adquirir conhecimento. Ao aprender com os recursos ideológicos da filosofia educacional chinesa e não chinesa antiga e moderna, integrando ideias filosóficas antigas com o método de ensino moderno, este artigo oferece algumas ideias inovadoras importantes para os modelos contemporâneos de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanqiao Tang, Huainan Normal University

Ph. D. School of Educational, Huainan Normal University, Huainan, 232038 – China.

Lei Shen, Huainan Normal University

School of Finance and Mathematics, Huainan Normal University, Huainan, 232038 – China.

Referências

CHEN, C. The Characteristics of Zhu Xi’s teaching thoughts and its enlightenment to modern education. Cross-strait Education Research, n. 04, p. 27-32, 2018.

CHEN, G. J. The spirit pursuit of the millennium academy-the interpretation of the school of “loyalty and integrity festival” of Yuelu academy in the Southern Song Dynasty. Journal of Hunan University (Social Sciences), n. 03, p. 2-5, 2016.

CHRISTOPHER, W. Philosophy of education: The Key Concepts. London: Routledge, 2018.

JOSEPH, J. C. Philosophy of education: an encyclopedia. New York: Garland, 2016.

LIU, P. Z.; FENG, H. M. The exploration of Zhu Xi and Bailu Cave College. JiangXi Social Science, n. 10, p. 18-25, 2015.

NIGEL, B. The Blackwell guide to the philosophy of education. Oxford: Blackwell, 2017.

PHYLLIS, L. British women writers of World War ll-battlegrounds of their own. New York: St. Martin’s Press, 2017.

ROBIN, S. Marx and education. Farnham Ashgate, 2015.

WANG, F. H. The enlightenment of Zhu Qi’s education thought to modern education. Journal of Guizhou University (Social Sciences), n. 28, p. 139-142, 2015.

YU, G. G. On Cheng’s Ethical thoughts. Journal of Si Chuan University (Philosophy and social science), n. 01, p. 19-23, 2017.

ZHANG, Y. L. The enlightenment of Zhu Xi’s education thought to modern university education. Shanxi Education, n. 05, p. 4-6, 2017.

Received: 03/6/2021 - Accept: 06/12/2021

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Tang, H., & Shen, L. (2022). Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 45, 59–68. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p59

Edição

Seção

Artigos e Comentários