Cibercultura e educação:
pontos e contrapontos entre a visão de Pierre Lévy e David Lyon
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n1.04.p45Palavras-chave:
Cibercultura. Educação. Ciberdemocracia. Vigilância.Resumo
O artigo visa a confrontar o visível otimismo de Pierre Lévy sobre a cibercultura como espaço de produção da inteligência coletiva e da educação para a democratização social, com a postura crítica de David Lyon acerca da cultura da vigilância e seus efeitos sociopolíticos, na era da cibercultura. De cunho filosófico e qualitativo, cuja fonte de pesquisa é essencialmente bibliográfica, trata-se de um estudo comparativo que busca estabelecer as diferenças elementares entre a postura de Lévy e Lyon sobre a cibercultura. Em consequência, e reconhecendo as teses de Lyon sobre a ilusão do anonimato e os riscos do fim da privacidade, na era da cibercultura, o estudo termina por apontar alguns indicativos sobre as novas práticas educativas nesse contexto.
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Recebido: 28/12/2018 - Aceito: 05/8/2020
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