A relação entre competência epistêmica e conhecimento na teoria de Ernest Sosa

Autores

  • Kátia Etcheverry Pontifica Universidade Católica - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier2.13.p185

Palavras-chave:

Condição da Competência, Confiabilismo da Virtude, Ernest Sosa, Conhecimento, Manifestação da Competência, Relação de Atribuição

Resumo

Este artigo enfoca a relação de atribuição entre competência e crença verdadeira presente em explicações de conhecimento em termos de virtudes epistêmicas como a de Ernest Sosa. A ideia central é que, em casos de conhecimento, o fato de o agente formar uma crença verdadeira é atribuível à sua competência cognitiva, e não a algum fator de sorte. Os críticos apresentaram casos nos quais, alegadamente, ou o agente tem conhecimento sem satisfazer a condição da competência (portanto, a condição da competência não seria necessária para conhecimento); ou, apesar da satisfação da condição da competência, o agente não tem conhecimento (portanto, a condição da competência não seria suficiente para o conhecimento). O cerne da questão reside em como conceber adequadamente a condição da competência para o conhecimento, e a relação subjacente entre competência e sucesso no domínio epistêmico. Este artigo explora a concepção de Sosa dessa relação, em termos de “sucesso cognitivo que manifesta a competência do agente”, e argumenta que essa posição pode dar uma resposta mais direta aos críticos do que outras explicações de conhecimento em termos de virtudes epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Etcheverry, Pontifica Universidade Católica - PUC/RS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, RS – Brasil.

Referências

BAEHR, J. The Inquiring Mind: On Intellectual Virtues and Virtue Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2011.

BRONCANO-BERROCAL, F. A robust enough virtue epistemology. Synthese, v. 194, n. 6, p. 2147–2174, 2017.

CHISHOLM, R. Theory of Knowledge. New Jersey: Prentice Hall, 1977.

GETTIER, E. Is Justified Belief Knowledge? Analysis, v. 23, n. 6, p. 121-123, 1963.

GOLDMAN, Alvin. Discrimination and Perceptual Knowledge. The Journal of Philosophy, v. 73, p. 771-91, 1976. (Republicado em GOLDMAN, A. “Liaisons: Philosophy Meets the Cognitive and Social Sciences”. Cambridge: The MIT Press, 1992. p. 85-103.)

GRECO, J. Knowledge as credit for true belief. In: DePaul, M.; Zagzebski, L. (eds.). Intellectual virtue: Perspectives from ethics and epistemology. Oxford: Oxford University Press, p. 111-134, 2003.

GRECO, J. Knowledge and success from ability. Philosophical Studies, v. 142, p. 17–26, 2009.

GRECO, J. Achieving Knowledge: A Virtue-Theoretical Account of Epistemic Normativity”. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

GRECO, John. A (different) virtue epistemology. Philosophy and Phenomenological Research, v. 85, n. 1, p. 1–26, 2012.

KELP, C. Knowledge: The Safe-Apt View. Australasian Journal of Philosophy, v. 91, n. 2, p. 265-27, 2013.

LACKEY, J. Why we don’t deserve credit for everything we know. Synthese, v. 158, n. 3, p. 345–361, 2007.

LACKEY, J. Knowledge and Credit. Philosophical Studies, v. 142, p. 27–42, 2009.

MIRACCHI, L. Knowledge is all you need. Philosophical Issues, v. 25, p. 353-378, 2015.

MONTMARQUET, J. A. Epistemic Virtue and Doxastic Responsibility. Lanham: Rowman and Littlefield, 1993.

PRITCHARD, D. Knowledge. London: Palgrave Macmillan, 2009.

PRITCHARD, D. Anti-Luck Virtue Epistemology. In: HADDOCK, A.; MILLAR, A.; PRITCHARD, D. (Eds.) The nature and value of knowledge: three investigations. N. York: Oxford University Press, p. 48-65, 2010.

PRITCHARD, D. Anti-Luck Virtue Epistemology. In: The Journal of Philosophy, v. 109, n. 3, p. 247-279, 2012.

SOSA, E. The raft and the pyramid: coherence versus foundations in the theory of knowledge

Midwest Studies in Philosophy, v. 5, p. 3-25, 1980.

SOSA, E. A virtue epistemology: Apt belief and reflective knowledge, vol 1. Oxford: Clarendon Press, 2007.

SOSA, E. Reflective knowledge: Apt belief and reflective knowledge, vol 2. Oxford: Oxford University Press, 2009.

SOSA, E. How Competence matters in Epistemology. In: Philosophical Perspectives (Epistemology), v.24, p. 465-475, 2010.

SOSA, E. Judgment and Agency. Oxford: Oxford University Press, 2015.

TURRI, J. Manifest Failure: The Gettier Problem Solved. Philosophers’ Imprint, v. 11, n. 8, p. 1-11, 2011.

TURRI, J. A New Paradigm for Epistemology: From Reliabilism to Abilism. IB, v. 3, n. 8, p. 189-230, 2016.

ZAGZEBSKI, L. Virtues of the Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Recebido: 16/9/2020 - Aprovado: 05/3/2021

Downloads

Publicado

2021-06-02 — Atualizado em 2022-06-30

Como Citar

Etcheverry, K. (2022). A relação entre competência epistêmica e conhecimento na teoria de Ernest Sosa. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 44(Special Issue 2), 185–200. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier2.13.p185

Edição

Seção

Artigos e Comentários