A etnomatemática entre o conhecimento subalterno e o epistemicídio

o caso de Moçambique

Autores

  • Laura António Nhaueleque Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.05.p67

Palavras-chave:

Epistemologias, Saberes locais, África, Curricula escolares

Resumo

A pesquisa aqui apresentada resulta de uma reflexão sobre as epistemologias subalternas, sobretudo de matriz africanas, tomando como exemplo a etno-matemática. O discurso filosófico sobre o “epistemicídio” dos saberes locais e tradicionais por parte do paradigma científico dominante pode ser aplicado a vários âmbitos disciplinares. Entre eles, a matemática, nas suas duas vertentes principais, a aritmética e a geometria, representa um caso paradigmático e significativo. Teorizada pela primeira vez pelo brasileiro D’Ambrosio e o holandês-moçambicano Paulus Gerdes, a etnomatemática vive hoje uma contradição: ela foi aceite em termos epistemológicos, mas, sobretudo em África, teve muitos problemas em se afirmar, entrando com dificuldades nos curricula oficiais. A pesquisa mostra como se deu tal processo em Moçambique, um país símbolo do caminho da etnomatemática africana, em consideração da contribuição de Gerdes e da educação progressiva na primeira fase da sua independência.

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Biografia do Autor

  • Laura António Nhaueleque, Universidade Aberta de Lisboa

    Investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta de Lisboa, Lisboa – Portugal. Professora do curso de mestrado em Direitos Humanos da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), Maputo – Moçambique.

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Recebido: 06/3/2020 - Aceito: 11/7/2020

Publicado

06-01-2022 — Atualizado em 23-06-2022

Como Citar

NHAUELEQUE, Laura António. A etnomatemática entre o conhecimento subalterno e o epistemicídio: o caso de Moçambique. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 45, n. Special Issue 2, p. 67–88, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45esp.05.p67. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/10738.. Acesso em: 29 nov. 2024.