A INFLUÊNCIA DE JEAN PIAGET NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p209-227

Palavras-chave:

Jean Piaget, Educação, Bibliometria

Resumo

A teoria de Jean Piaget não é, necessariamente, uma teoria nova, mas, indubitavelmente, é uma teoria atual. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência da teoria de Piaget nas pesquisas de pós-graduação strictu sensu na área de Educação. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico a partir das teses de doutorado e dissertações de mestrado publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes nos últimos dez anos (2010-2019). Os resultados evidenciaram que, apesar de uma tendência descendente da quantidade de publicações nos últimos anos, sua influência ainda é bastante relevante no Brasil. Não obstante, essa influência não está igualmente distribuída por todo o território brasileiro, visto que as regiões Sul e Sudeste do Brasil concentram a maior parte da produção acadêmica. Por fim, a área de Ciências Humanas foi a mais influenciada pela teoria piagetiana, principalmente, a Educação e a Psicologia.

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Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigo