A INFLUÊNCIA DE JEAN PIAGET NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p209-227

Palabras clave:

Jean Piaget, Educação, Bibliometria

Resumen

A teoria de Jean Piaget não é, necessariamente, uma teoria nova, mas, indubitavelmente, é uma teoria atual. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar a influência da teoria de Piaget nas pesquisas de pós-graduação strictu sensu na área de Educação. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico a partir das teses de doutorado e dissertações de mestrado publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes nos últimos dez anos (2010-2019). Os resultados evidenciaram que, apesar de uma tendência descendente da quantidade de publicações nos últimos anos, sua influência ainda é bastante relevante no Brasil. Não obstante, essa influência não está igualmente distribuída por todo o território brasileiro, visto que as regiões Sul e Sudeste do Brasil concentram a maior parte da produção acadêmica. Por fim, a área de Ciências Humanas foi a mais influenciada pela teoria piagetiana, principalmente, a Educação e a Psicologia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARAUJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 01 jul. 2020.

BECKER, F.; FERREIRA, R. R. Discussão Virtual sobre “Interação em Epistemologia Genética”. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 5, n. 1, p 190–235, 2013. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/3182. Acesso em: 09/10/2020.

BECKER, F. Jean Piaget e António Damásio: Ensaio de aproximação. Schème –Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. Especial, p. 62–79, 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4274. Acesso em: 09/10/2020. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79

CUSTÓDIO, P. A. G. Um estudo da mediação da informação na produção científica da pós-graduação em educação da Unesp/Campus de Marília: análise das citações e cocitações. Nuances: estudos sobre Educação, v. 23, n. 24, 2012. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1898 . Acesso em: 01 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1898

EICHLER, M. L. Acerca das citações à obra de Jean Piaget em revistas indexadas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/5779 . Acesso em: 01 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5555/repeg.v7i2.5779

FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 2, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6808 . Acesso em: 01 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/%x.

FERRÁNDIZ, A.; LOREDO, J.C. E LAFUENTE, E. (1999). La presencia de Piaget em la psicologia española contemporánea. Infancia y Aprendizaje, 91, 99-109. DOI: https://doi.org/10.1174/021037000760087883

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3ª ed. Chapecó, SC: Argos, 2018. GeoCapes. Sistema de Informação Georreferenciada, 2019. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/

LINS, M. J. S. C. Contribuições da teoria de Piaget para a educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 2, n. 4, 2005. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4894. Acesso em: 01 jul. 2020.

NAVES, M. L. P. Piaget e as idéias modernas sobre educação: um estudo dos escritos educacionais de Jean Piaget publicados entre os anos de 1920 a 1940. Cadernos de História da Educação, v. 9, n. 2, 29 jan. 2011. Disponível em:

http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11457. Acesso em: 01 jul. 2020.

OLIVEIRA, P. C.; MACEDO, L. Interação, Adaptação e Evolução: A Dialética da Vida e do Conhecimento de Jean Piaget. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. Especial, p 194–207, 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4281. Acesso em: 09/10/2020.

PIAGET, J. Development and Learning. Journal of Research in Science Teaching, New York, n. 2, v. 3, p. 176-86, 1964.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Difel, 1978.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

POZO, J. I. Teorias cognitivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,

SILVA, N. P. Alguns equívocos em relação à epistemologia e psicologia genéticas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 7, n. 2, p. 04-34, 2015. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5778. Acesso em: 09/10/2020.

TREVISO, V. C.; ALMEIDA, J. L. V. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: http://repositorio.unifafibe.com.br:8080/xmlui/handle/123456789/481.

Acesso em: 01 jul. 2020.

VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo,1996

Publicado

2021-07-08

Número

Sección

Artigo