Jean Piaget e António Damásio:

Ensaio de aproximação

Autores

  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande de Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p62-79

Palavras-chave:

Piaget; Antonio Damásio; aproximações

Resumo

Aproximar, comparar ou rejeitar, rechaçar? Acreditamos que os estudos de Epistemologia Genética poderão beneficiar-se dos achados das neurociências – neuroci-entistas fazem o mesmo com a Epistemologia Genética. Se a Psicologia Genética nos diz o que os sujeitos humanos, por mérito dos cérebros de seus organismos, são capazes de fazer, as neurociências nos dizem como o cérebro produz emoções, mente e consciência e expressa comportamentos. O que acontece no sistema nervoso, no cérebro, quando o organismo age sobre o meio, resultando essas ações ou esses comportamentos em adap-tação biológica, afetiva e cognitiva, em homeostase? Os benefícios de se conhecer esses processos não são pequenos, especial-mente para o processo educacional, especificamente o de aprendizagem – tão necessário para compreender as possibilidades e dificuldades da aprendizagem escolar, em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é fazer algumas aproximações entre o epistemólogo genético Jean Piaget e o neurocientista António Damásio, centrando-nos principalmente nas obras A tomada de consciência, do primeiro (1974) e O mistério da consciência (1999/2000) e E o cérebro criou o homem (2009/2011), do segundo. Esta busca situa-se no âmbito da pre-ocupação nossa, de educadores, visando compreender melhor o destinatário do ensino escolar em particular e da educação em geral.

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Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Conferências