Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita
  • Enquadra-se no Foco e Escopo da Schème
  • Não está sendo avaliada ao mesmo tempo por outra revista
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou LibreOffice
  • Segue rigorosamente as orientações descritas em Política Editorial e Submissões
  • Você está de acordo com as condições da Licença descrita na Política de Acesso Livre da Revista

Diretrizes para Autores

Cadastro no Sistema

Os trabalhos devem ser enviados através do sistema eletrônico. Para isso é necessário entrar em Acesso com login e senha. Caso você não possuam login e senha, você deverá fazer seu Cadastro.  

Toda contribuição submetida à Schème passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a sua linha editorial, descrita no Foco e Escopo e na Política Editorial.

Sobre a Avaliação

O sistema de revisão é duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceritas.

Todos os avaliadores são doutores com experiência em pesquisa e docência. O princípio adotado para o recrutamento destes avaliadores preza pela especialidade e por um conhecimento amplo na área.

Os critérios para avaliação dos artigos levam em conta a relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.  

Será utilizado apenas um avaliador por trabalho submetido, porém se o autor discordar do parecer, o mesmo poderá solicitar aos Editores da Revista, mediante justificativa fundamentada, a submissão do trabalho a um novo parecerista. Caso o segundo parecerista emita um parecer contrário ao do primeiro parecerista, o trabalho será submetido a um terceiro parecerista. O parecer final é o resultado da maioria simples dos três pareceres.

Os autores considerados pelos Editores de notório saber não passarão por avaliação de pareceristas. Os autores de notório saber são professores e pesquisadores com profunda e ampla carreira acadêmica, tidos pela comunidade acadêmico-científica como referência unânime na área. 

Direitos Autorais

Os conteúdos dos trabalhos publicados na Schème são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado conforme declarado na Política de Acesso Livre.

Tempo Médio de Avaliação

O tempo médio para conclusão de uma avaliação é de 6 meses.

Periodicidade

A Schème publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de Números Especiais ou Dossiês Temáticos que dependem de chamadas com datas específicas.

Cada número terá no mínimo 7 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados no número corrente seguinte. 

Para manter uma maior diversidade, a Schème não publica mais de um artigo com uma mesma autoria (incluindo coautoria) em um mesmo número, bem como não publica artigos de uma mesma autoria (incluindo coautoria) em um número imediato ao publicado anteriormente. O autor ou coautor que publicou em um número deve aguardar, no mínimo, um intervalo de um número para publicar um novo artigo.

Fluxo Editorial

O fluxo do trabalho editorial da Schème segue o seguinte processo:

Submissão: entrar em Acesso com login e senha para submeter o texto.

Análise do editor: os editores verificam se o texto atende ao Foco e Escopo e à Política Editorial, podendo ser rejeitados ou devolvidos para adequação.

Avaliação: o texto é enviado para avaliação duplo cego conforme critérios de escolha e procedimentos descritos nas Diretrizes para Autores.

Revisão: os textos aprovados seguirão para revisão textuais e formais, os textos aprovados com modificação serão enviados para os autores para ajustes, e os textos não aprovados serão comunicados aos autores. 

Produção: formatação das versões finais dos textos aprovados e lançamento do número do site.

Indicação de contribuição de autoria

Após todo processo editorial, poderá ser solicitado pelos editores, se necessário, a descrição da contribuição individual de cada autor para a produção da pesquisa e do manuscrito na versão final no final do manuscrito.

Comitê de Ética

A Schème pede que o autor informe se há aprovação do Comitê de Ética no caso de pesquisa com seres humanos.

Modalidades de Publicação

A Schème publica as seguintes modalidades de trabalhos acadêmicos:

Artigos: originais e inéditos, resultados de estudos e pesquisas relacionados com a área, e que não foram e nem estão sendo submetidos a outros periódicos.

Resenhas: originais e inéditas de obras relevantes na área, sobre conteúdos de obras nacionais, com até 1 ano de publicação, e de obras internacionais, com até 4 anos de publicação.

Traduções: originais e inéditas de textos relevantes na área, acompanhados de seus originais e de autorização de publicação do autor e/ou da editora.

Entrevistas: originais e inéditas de pesquisadores com relevância na área ou na sua especialidade; devem ser submetidas aos editores que farão uma análise da entrevista de acordo com a política editorial da revista; os editores terão toda autonomia para aceitar ou rejeitar as mesmas.

Relatos de Grupo de Pesquisa: originais e inéditos, e devem conter uma apresentação do grupo, sua trajetória e sua relevância para os estudos em Epistemologia Genética no Brasil ou no exterior.

Debates: originais e inéditos, com o fito de apresentar ideias e reflexões de debates entre pesquisadores registrados por escrito ou transcritos a partir de vídeos ou áudios.

Para outras modalidades de publicações os editores devem ser consultados.

Normas de Publicação

Os textos submetidos deverão atender aos seguintes aspectos formais previstos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); em especial, as seguintes Normas da ABNT: NBR 6022/2003 (Artigo); NBR 6023/2018 (Referências); NBR 6028:2021 (Resumos); NBR 10520:2002 (Citações). Seguem abaixo algumas dessas especificações:

Artigos

Podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, italiano ou francês.

Devem conter de 10 a 35 páginas (incluindo título, title, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas e referências).

Os textos devem ser digitados em folha A4, letra Book Antiqua 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado.

Todo artigo deve ser precedido por: título e subtítulo (se houver), separados por dois-pontos; nome completo dos autores, a instituição a qual são vinculados e seus endereços eletrônicos (e-mails) e ORCID para autores e coautores; um resumo na língua do texto, que não deve ultrapassar 450 palavras, seguido de palavras-chave (3 a 5); título em inglês (caso a língua do artigo seja o inglês, é necessário colocar o título em uma segunda língua), e um abstract, seguido de keywords.

As citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas; as aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Book Antiqua 11 e sem aspas. As supressões nas citações devem ser indicadas por reticências entre colchetes, e as interpolações ou comentários devem vir entre colchetes. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão "grifo nosso" entre parênteses, após a chamada da citação, ou "grifo do autor", caso o destaque já faça parte da obra consultada.

Alguns exemplos:

Em poucas palavras se encontrará nestas páginas a exposição de uma epistemologia que é naturalista sem ser positivista, que põe em evidência a atividade do sujeito sem ser idealista, que se apóia também no objeto sem deixar de considerá-lo como um limite (existente, portanto, independentemente de nós, mas jamais completamente atingido) e que, sobretudo, vê no conhecimento uma elaboração contínua […]. (PIAGET, 1983, p. 5)

O conhecimento científico do que depende da experiência consiste sempre em construir esquemas ou modelos abstratos dessa experiência, em explorar por meio da lógica e das matemáticas, as relações entre os elementos abstratos desses modelos, para finalmente deduzir daí propriedades que correspondam, com uma precisão suficiente, a propriedades empíricas diretamente observáveis. (GRANGER, 1994, p. 70-71, itálico do autor)

As notas de rodapé, que podem ser de referência, explicativas ou incluir indicações, observações e aditamentos ao texto, devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com o número de chamada em posição elevada no texto, após a pontuação que fecha a citação, e repetido no início da nota correspondente. O texto das notas de rodapé deve ser composto com fonte Book Antiqua 10.

No fim do texto, deve-se indicar as referências consultadas. Uma sequência genérica dos elementos essenciais de uma referência pode ser representada da seguinte maneira: AUTOR. Título. Tradutor (se for o caso). Local: Editora, data.

Alguns exemplos:

Livros:

INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira, 1976.

Capítulos de livros:

BRENELLI, R. P. Espaço lúdico e diagnóstico em dificuldades de aprendizagem: contribuição do jogo de regras. In: SISTO, F.F. (org.). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p.167-189.

Artigos:

MAIA, L. A. Educação pelo FORA: pedagogia e filosofia da diferença. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. UESB, Vitória da Conquista. v. 2, n. 1, p. 9-21, jan/jun, 2004.

Artigos em periódicos eletrônicos:

MONTOYA, A. O. D. Pensamento e Linguagem: percurso piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo, v.11, n.1, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n1/v11n1a14. Acesso em: 23 de maio de 2007.

Trabalhos em Anais:

BORGES, R. R.; ASSIS, O. Z. M. de. A experiência prática de um trabalho construtivista na cidade de Barcelona-Espanha com a inclusão: um projeto pedagógico de qualidade para as creches. Encontro Nacional de Professores do PROEPRE, 23. 2006, Águas de Lindóia. Anais: Educação e Inclusão Social. Campinas: FE/UNICAMP, 2006. p. 117-129.

Teses/Dissertações:

GUIMARÃES, K. P. Processos cognitivos envolvidos na construção de estruturas multiplicativas. 2004. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

Os casos não contemplados acima devem utilizar as demais orientações da normas para citação e referência da ABNT.

Exemplo de artigo publicado na Schème

Resenhas

Devem ter de 2 a 5 páginas;

Podem ser de livros nacionais em filosofia com até um ano de publicação;

Podem ser de livros internacionais em filosofia com até quatro anos de publicação.

Exemplo de resenha publicada na Schème

Traduções

Devem ter de 5 a 35 páginas;

Devem vir acompanhados de seus originais e de autorização de publicação do autor e/ou da editora.

Exemplo de tradução publicada na Schème

Entrevistas

Devem ser submetidas aos editores que farão uma análise da entrevista de acordo com a política editorial da revista.

Os editores terão toda autonomia para aceitar ou não as mesmas.

Exemplo de entrevista publicada na Schème

Relatos de Grupos de Pesquisa

Devem ser submetidas aos editores que farão uma análise do relato de acordo com a política editorial da Revista.

Caso necessário poderá passar por parecerista.

Exemplo de relato publicado na Schème

Debates:

Devem ser submetidas aos editores que farão uma análise do relato de acordo com a política editorial da revista.

Caso necessário poderá passar por parecerista.

Exemplo de debate publicado na Schème