POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

uma experiência na região oeste do estado de São Paulo

Autores/as

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi Faculdade de Tecnologia e Ciências - FCTDepartamento de Educação Unesp/Presidente Prudente. https://orcid.org/0000-0001-5677-488X
  • Sonia Maria Pelegrine UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024001

Palabras clave:

Educação Integral, Educação de Tempo Integral., Escola de Tempo Integral., Desenvolvimento Integral.

Resumen

O desenvolvimento integral é um direito de todos os estudantes no Brasil. A Educação Integral, como um ideal e como um conceito formativo, visa desenvolver o estudante em perspectiva integral e procura criar condições integradas entre escola, família, comunidade e territórios educativos para esse desenvolvimento. Esse texto tem como objetivo: discutir as concepções presentes na proposta atual, relacionando com as práticas de educação integral de municípios da região oeste do estado de São Paulo. Os dados apresentados aqui são fruto de um processo de formação de gestores e docentes municipais sobre a temática da educação integral, com envio de dados para compilação e elaboração de um documento que se configure em diretrizes para desenvolvimento de práticas que fortaleçam e consolidem a Educação Integral nos referidos municípios. Houve a introdução da discussão e reflexão sobre o tema nos municípios participantes, que contribuiu para uma compreensão do conceito de Educação Integral.

Biografía del autor/a

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FCTDepartamento de Educação Unesp/Presidente Prudente.

     

    Doutorado (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília.[...] Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, creche, politicas educacionais e desenvolvimento infantil.
    http://lattes.cnpq.br/9415476769523820

     

  • Sonia Maria Pelegrine, UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente

    Mestre em Educação e Pedagoga. Atualmente é Professora Substituta da FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente - SP, Consultora Educacional e mentora no projeto "Gincana da Jornada X , atuando nos estados de São Paulo e Pernambuco. Foi Secretária de Educação do Município de Presidente Prudente, de 2017 à 2020. Foi Secretária Adjunta, Assessora e Diretora do Departamento de Coordenação e Orientação Pedagógica de Presidente Prudente de 2009 a julho de 2016. Foi formadora/consultora do Cidade Escola APRENDIZ no projeto " Educação Integral na Amazônia". Foi Professora contratada e conferencista da FCT- UNESP/Presidente Prudente em 2008 e 2009. Foi diretora da Faculdade de Educação da UNOESTE, Supervisora de Ensino no SESI/SP, Coordenadora e docente em cursos de Pedagogia e Capacitadora da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo -FDE. Experiência em docência e gestão educacional nos vários níveis de ensino e atua com Consultora nas áreas de Prática Docente, Alfabetização, Formação de Professores e Gestores, Políticas e Gestão Púbica, Educação Integral e Currículo Municipal, bem como na área de gestão administrativa.

Referencias

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Publicado

2024-05-02

Número

Sección

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

Cómo citar

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: uma experiência na região oeste do estado de São Paulo . (2024). Educação Em Revista, 25, e024001. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024001