APROXIMAÇÃO ENTRE DUAS REALIDADES DISTANTES: PARTICIPAÇÃO E A QUALIDADE DA ESCOLA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.03.p25Palavras-chave:
Educação de qualidade. Participação da comunidade. Currículo emergente. Gestão participativa. Trabalho em equipe.Resumo
Os elementos que fundamentam a construção da qualidade na escola são abordados neste texto, que relete sobre duas realidades distantes e distintas que são consideradas, pelas suas respectivas comunidades, como experiências educativas de qualidade. Essas experiências são a Escola Camponesa Chico Mendes, em Querência do Norte (Paraná), e as escolas municipais da abordagem de Reggio Emilia (Itália). O objetivo do trabalho foi identiicar elementos que fossem comuns e que pudessem contribuir para a relexão sobre a construção de novas experiências educativas consideradas de qualidade pelas respectivas comunidades. As questões que motivaram esse trabalho foram: há elementos comuns entre as duas experiências educativas pesquisadas que são reconhecidas por suas respectivas comunidades como experiências educacionais de qualidade? Será que esses elementos podem indicar como construir práticas educativas de qualidade? Os dados foram obtidos por meio de visitas, entrevistas e análise de documentos das duas escolas. Os elementos identiicados foram: participação
da comunidade, projeto formativo como base para o planejamento, gestão participativa, trabalho em equipe, currículo emergente e o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. A escola, quando fundamentada
na participação da comunidade e nos demais elementos apresentados, tem grandes possibilidades de construir
um projeto educativo de qualidade.
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