APROXIMAÇÃO ENTRE DUAS REALIDADES DISTANTES: PARTICIPAÇÃO E A QUALIDADE DA ESCOLA EM FOCO

Autores

  • Cinthia Magda Fernandes ARIOSI

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.03.p25

Palavras-chave:

Educação de qualidade. Participação da comunidade. Currículo emergente. Gestão participativa. Trabalho em equipe.

Resumo

Os elementos que fundamentam a construção da qualidade na escola são abordados neste texto, que relete sobre duas realidades distantes e distintas que são consideradas, pelas suas respectivas comunidades, como experiências educativas de qualidade. Essas experiências são a Escola Camponesa Chico Mendes, em Querência do Norte (Paraná), e as escolas municipais da abordagem de Reggio Emilia (Itália). O objetivo do trabalho foi identiicar elementos que fossem comuns e que pudessem contribuir para a relexão sobre a construção de novas experiências educativas consideradas de qualidade pelas respectivas comunidades. As questões que motivaram esse trabalho foram: há elementos comuns entre as duas experiências educativas pesquisadas que são reconhecidas por suas respectivas comunidades como experiências educacionais de qualidade? Será que esses elementos podem indicar como construir práticas educativas de qualidade? Os dados foram obtidos por meio de visitas, entrevistas e análise de documentos das duas escolas. Os elementos identiicados foram: participação
da comunidade, projeto formativo como base para o planejamento, gestão participativa, trabalho em equipe, currículo emergente e o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. A escola, quando fundamentada
na participação da comunidade e nos demais elementos apresentados, tem grandes possibilidades de construir
um projeto educativo de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cinthia Magda Fernandes ARIOSI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-10-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARIOSI, C. M. F. (2015). APROXIMAÇÃO ENTRE DUAS REALIDADES DISTANTES: PARTICIPAÇÃO E A QUALIDADE DA ESCOLA EM FOCO. Educação Em Revista, 16(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.03.p25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)