POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

uma experiência na região oeste do estado de São Paulo

Authors

  • Cinthia Magda Fernandes Faculdade de Tecnologia e Ciências - FCTDepartamento de Educação Unesp/Presidente Prudente. https://orcid.org/0000-0001-5677-488X
  • Sonia Maria Pelegrine UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024001

Keywords:

Educação Integral, Educação de Tempo Integral., Escola de Tempo Integral., Desenvolvimento Integral.

Abstract

Integral development is a right for all students in Brazil. Integral Education, as an ideal and as a training concept, aims to develop the student in an integral perspective and seeks to create integrated conditions between school, family, community and educational territories for this development. This text aims to: discuss the concepts present in the current proposal, relating them to integral education practices in municipalities in the western region of the state of São Paulo. The data presented here are the result of a process of training municipal managers and teachers on the theme of integral education, with data being sent for compilation and preparation of a document that constitutes guidelines for the development of practices that strengthen and consolidate Integral Education in the aforementioned municipalities. There was the introduction of discussion and reflection on the topic in the participating municipalities, which contributed to an understanding of the concept of Integral Education.

Author Biographies

  • Cinthia Magda Fernandes, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FCTDepartamento de Educação Unesp/Presidente Prudente.

     

    Doutorado (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília.[...] Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, creche, politicas educacionais e desenvolvimento infantil.
    http://lattes.cnpq.br/9415476769523820

     

  • Sonia Maria Pelegrine, UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente

    Mestre em Educação e Pedagoga. Atualmente é Professora Substituta da FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente - SP, Consultora Educacional e mentora no projeto "Gincana da Jornada X , atuando nos estados de São Paulo e Pernambuco. Foi Secretária de Educação do Município de Presidente Prudente, de 2017 à 2020. Foi Secretária Adjunta, Assessora e Diretora do Departamento de Coordenação e Orientação Pedagógica de Presidente Prudente de 2009 a julho de 2016. Foi formadora/consultora do Cidade Escola APRENDIZ no projeto " Educação Integral na Amazônia". Foi Professora contratada e conferencista da FCT- UNESP/Presidente Prudente em 2008 e 2009. Foi diretora da Faculdade de Educação da UNOESTE, Supervisora de Ensino no SESI/SP, Coordenadora e docente em cursos de Pedagogia e Capacitadora da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo -FDE. Experiência em docência e gestão educacional nos vários níveis de ensino e atua com Consultora nas áreas de Prática Docente, Alfabetização, Formação de Professores e Gestores, Políticas e Gestão Púbica, Educação Integral e Currículo Municipal, bem como na área de gestão administrativa.

References

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Published

2024-05-02

Issue

Section

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

How to Cite

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: uma experiência na região oeste do estado de São Paulo . (2024). Educação Em Revista, 25, e024001. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024001