Editorial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.639Resumo
Na Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, e no Programa de Ação de Viena, adotado em 1993, a educação é reconhecida como meio fundamental para promoção e defesa dos direitos humanos. No Brasil, assim como na maioria dos países latino-americanos, o tema dos direitos humanos adquire relevância e é reivindicado em resposta à violência social e política vivenciadas nas décadas de 1960 e 1970. O debate sobre os direitos humanos e a formação para a cidadania vem alcançando mais espaço e importância, no país, a partir dos anos de 1980, por meio de proposições da sociedade civil organizada e de ações governamentais no campo das políticas públicas, visando ao fortalecimento da democracia. O marco desse movimento foi a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, que consagrou o Estado Democrático de Direito e contemplou os direitos sociais, civis, políticos, econômicos, culturais e ambientais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.