Editorial
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2004.v5n1.586Resumo
Nos últimos anos, no Brasil, os estudos sobre a educação se apropriaram de fontes teóricas das Ciências Humanas e da Filosofia, com o intuito de compreender o fenômeno educativo, em suas diversas dimensões, e de justificar as diferentes formas de ação pedagógica. Contrapondo-se à crescente autonomização das Ciências da Educação de outros campos do saber e do tecnicismo instaurado, na prática do ensino, alguns desses estudos se destacaram por discutir as possíveis relações entre Educação e Filosofia, abordando filosoficamente os problemas decorrentes da ação educativa e/ou investigando temas educacionais no pensamento filosófico. Com isso, eles abriram outras perspectivas acerca do pensamento reflexivo sobre a educação, o pensar filosófico na Educação ou, mesmo, sobre o ensino da Filosofia (em seus diversos níveis).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.