NOS TRABALHOS ACADÊMICOS , O QUE SE FALA , QUANDO SE FALA DO PROFISSIONAL DE APOIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240006

Palabras clave:

Profissional de apoio Pedagógico, trabalho docente na educação especial, condições de trabalho, professor de educação especial

Resumen

Uno de los impactos más evidentes de la Política Nacional de Educación
Especial en la perspectiva de la Educación Inclusiva (BRASIL, 2008) es el creciente número
de profesionales de Educación Especial que ingresaron a las escuelas regulares. Al considerar este contexto,
surge la pregunta: ¿qué se dice cuando se habla del profesional de apoyo pedagógico que trabaja con el alumno
de educación especial en el aula regular? Este texto presenta el resultado de una búsqueda sistemática
realizada en el Banco de Periódicos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación
Superior (CAPES), con el objetivo de identificar cómo la temática que involucra a este profesional es
contemplada en los trabajos académicos. La organización de la búsqueda se basó en la metodología de
revisión de literatura (GIL, 2008), con enfoque cualitativo, configurada como de carácter exploratorio
y descriptivo. Las reflexiones realizadas a partir de los textos seleccionados plantean otros
interrogantes y la “casi certeza” de que al hablar de este profesional de la educación especial se
discuten muchos procesos y prácticas pedagógicas que demarcan avances, retrocesos, consensos y
posibilidades de la modalidad, sin embargo, poco o nada. nada se dice sobre el profesional y sus
condiciones de trabajo y empleo, mostrando un vasto campo de investigación aún por cultivar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Isabel Matos NUNES, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Alessandra de Souza FERNANDES

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (Sedu) e da Rede Municipal de São Mateus-ES

Citas

ARAÚJO, Bárbara Karolina. A formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina. 2015. 344 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Florianópolis, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/158780/337029.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 dez. 2020.

ARAÚJO, Gilda Cardoso. Políticas educacionais e estado federativo: conceitos e debates sobre a relação entre município, federação e educação no Brasil. Curitiba: Appirus, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília: Imprensa Oficial, 2008.

_______. Decreto Nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 10 de dezembro de 2020.

CASTRO, Sabrina Fernandes; MENEZES, Eliana da Costa Pereira; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Iniciação à docência na educação especial. Journal of Research in Special Educational Needs,

Staffordshire, UK, v.16, pp.658-661, ago. 2016. Disponível em:< https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12326>. Acesso em: 11 set. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Portal de Periódicos. Disponível em: <https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 11 set. 2020.

FRANCO, Lucimar de Lima; NERES, Celi Correa. As (re) ações dos professores regentes e o auxiliar pedagógico especializado (ape) na escolarizacao do estudante com deficiência. Revista Periferia - Dossiê: Educação Especial e Inclusiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 58-85, 2017. Disponível em:< https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/28992/20719>. Acesso em: 11 set. 2020.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119, jan./mar. 2013. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000100007. Acesso em: 12 dez 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama>. Acesso em: 24 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP; Censo da Educação Básica; 2019 – Resumo Técnico. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 13 jan 2021.

LIMA, Kátia Soares Bezerra de. O trabalho docente e suas repercussões face à inclusão. 2016, 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016. Disponível em: < http://www2.ufac.br/ppge/banco-de-dissertacoes/dissertacoes-2016-1/dissertacao-katia-soares.pdf>. Acesso em: 12 out 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade de. A Reestruturação do Trabalho: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 29 set. 2020.

PINHEIRO, Vanessa Cabral da Silva; MASCARO, Cristina Angélica de Aquino Carvalho. A bidocência como uma proposta inclusiva. Journal of Research in Special Educational Needs,

Staffordshire, UK, v.16, pp.37-40, ago. 2016. Disponível em: < https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12123>. Acesso em: 11 set. 2020.

SANTOS, Danielle Aparecida Nascimento; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista; ROCHA, Naiara Chierici da; BARROS, Denner Dias. Educação matemática: a articulação de concepções e práticas inclusivas e colaborativas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n1, pp 254-276, 2019. Disponível em:< https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/38783/pdf

>. Acesso em: 11 set. 2020.

SARMENTO, D. C. Criação dos sistemas municipais de ensino. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 93. p.1363-1390. set./dez. 2005.

VAZ, Kamille. Professor, profissional ou educador: a concepção de professor de educação especial nas produções acadêmicas do campo específico da educação especial (2000-2016). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v.25, n.1, p.101-116, jan.-mar. 2019. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382519000100007>. Acesso em 10 jan 2021.

VAZ, Kamille. O professor de educação especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa. 2013. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Florianópolis, 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/123143/322561.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 dez. 2020.

VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 95, p. 139-151, 2014. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812014000100008&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 set. 2020.

VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gonçalves; ZERBATO, Ana Paula. O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente. Revista Interfaces da Educação, Paranaíba, v.7(19), pp.66-87, Jun. 2016. Disponível em:<https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1029>. Acesso em: 11 set. 2020.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

Matos NUNES, I., & FERNANDES, M. A. de S. (2024). NOS TRABALHOS ACADÊMICOS , O QUE SE FALA , QUANDO SE FALA DO PROFISSIONAL DE APOIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240006. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240006

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo