Análise Crítica dos Modelos de Maturidade da Gestão do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024038

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Modelos de Maturidade, Knowledge Managemente Marurity Model, Organizational Knowlegde Assessment, Asian Productivity Organization

Resumo

Partindo do pressuposto que as organizações precisam identificar os níveis de maturidade de gestão de conhecimento antes de partirem para a implantação de tal gestão, este trabalho se propõe a realizar uma análise crítica dos principais modelos de maturidade da gestão do conhecimento encontrados na literatura, com o intuito de contribuir para a escolha do modelo de maturidade mais adequado para cada organização em um dado momento. Para tanto, os conceitos norteadores da gestão do conhecimento são apresentados, com destaque aos modelos de maturidade, ferramentas utilizadas para avaliar as atividades da gestão do conhecimento existentes em uma organização. Como metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico que possibilitou identificar os principais modelos de maturidade. Em relação aos resultados, destaca-se que a apresentação, análise e comparação dos modelos de maturidade possibilita a identificação de diferentes contextos em que os mesmos podem ser utilizados. Conclui-se exaltando que, para que as organizações consigam implantar a gestão do conhecimento de modo adequado e usufruir dos seus benefícios, é preciso identificar em que nível se encontram em termos desta gestão, o que deve ser feito por meio de um modelo de maturidade, ressaltando, ainda, que dentre vários modelos existe um mais adequado para uma organização.

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Biografia do Autor

  • Mateus Silva Lorenção, Universidade de São Paulo

    Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil.

  • Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

    Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Pós-doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2020. Doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2012. Mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP, 2009. Graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1994. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), 2019-2022.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Lorenção, Mateus Silva, e Ieda Pelógia Martins Damian. “Análise Crítica Dos Modelos De Maturidade Da Gestão Do Conhecimento”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, novembro de 2024, p. e024038, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024038.