A Influência dos Recursos Humanos Organizacionais nos Processos de Gestão do Conhecimento
estudo comparativo em uma empresa do setor do agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023036Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Processos de gestão do conhecimento, Agronegócio, PessoasResumo
Os processos e atividades organizacionais, cada vez mais, precisam estar baseados em elementos geradores de conhecimentos para que todo conhecimento individual seja transformado em conhecimento organizacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar e comparar o ponto de vista das lideranças e do nível tático/operacional em relação à influência dos sujeitos organizacionais nos processos de gestão do conhecimento em uma organização do agronegócio. O método utilizado foi o Estudo de Caso. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa roteiros semiestruturados de entrevista e de observação, além do questionário. Para a análise dos dados pesquisados, foi empregado o método de Análise de Conteúdo e a técnica Análise Categorial. O resultado da análise comparativa mostrou que o conhecimento é reconhecido pela organização como de extrema importância e principal fonte para transformação do ambiente organizacional, sendo percebido em todos os níveis organizacionais. Verificou-se que a organização possui uma cultura e estruturas que propiciam às pessoas a contribuírem com os processos de gestão do conhecimento. Foi possível identificar que não existe ainda um processo de gestão do conhecimento estruturado e organizado, uma vez que, os processos de gestão do conhecimento se limitam as ações e práticas existentes relacionadas a área de treinamento e desenvolvimento da organização.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de S. Criatividade: múltiplas perspectivas. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de. Gestão de conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual interativo. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANDRADE, Antônio Rodrigues; ROSEIRA, Catarina. A informação como elemento de integração entre propósito, processos e pessoas em instituições brasileiras e portuguesas. Read. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 23, n. esp., p. 292-316, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/KVRq7wFMfLbJctFFDrvFCdB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2021.
ANGELONI, Maria Terezinha (org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
BALDWIN, Timothy; BOMMER, William; RUBIN, Robert. Gerenciando o comportamento organizacional: o que gestores eficazes sabem e fazem. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BECK, Aaron T.; FREEMAN, Arthur; DAVIS, Denise D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
BORKO, Harold. Information Science: What is it? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, Jan. 1968. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7635631/mod_resource/content/1/BORKO_Information%20science%20what%20is%20it%20.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CASTRO, Gardenia. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: um instrumento de diagnóstico. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101846/222254.pdf?sequence=1&is. Acesso em: 04 out. 2021.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: São Paulo, 2006.
DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; CABERO, María Manuela Moro. Mapeamento da produção científica sobre gestão do conhecimento e memória organizacional: Um enfoque sobre os modelos de implantação e os fatores críticos de sucesso. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 10, n. 3, p. 226-245, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.49616. Acesso em: 06 ago. 2022.
DAMIAN, Ieda Pelógia Martins; CABERO, María Manuela Moro. Inter-relações entre gestão do conhecimento e memória organizacional. Palabra clave, v. 10, n. 1, p. 106-106, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/148768. Acesso em: 06 ago. 2022.
DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
FRAGA, Bruna Devens. Conhecimento como ativo organizacional: estudo de caso em um programa de pós-graduação. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/157310/336392.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 nov. 2022.
FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; DUARTE, Emeide Nóbrega (org.). Visões epistemológicas da gestão do conhecimento na ciência da informação. João Pessoa: UFPB, 2020. E-book.
FURLANETTO, Antonio; OLIVEIRA, Mírian. Fatores estratégicos associados às práticas de gestão do conhecimento. Revista de Administração da PUCRS, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 99-123, jan./jun. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/face/article/view/3603. Acesso em: 12 jan. 2022.
FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Gestão do conhecimento e competência em informação: possíveis relações e perspectivas de atuação do profissional arquivista. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 314-339, maio/ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p314. Acesso em: 28 maio 2020.
GARVIN, David A. Construindo uma organização de aprendizagem. Boston: Harvard Business Publishing, jul./ago. 1993. Disponível em: https://hbr.org/1993/07/building-a-learning-organization?language=pt. Acesso em: 04 out. 2021.
GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando. Um estudo teórico das características organizacionais que influenciam a gestão do conhecimento nas organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 14-34, jul./dez. 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5298303. Acesso em: 04 out. 2021.
GUEVARA, Aroldo José de Hoyos; DIB, Vitória Catarina. Da sociedade do conhecimento à sociedade da consciência: princípios, práticas e paradoxos. São Paulo: Saraiva, 2007.
HITT, Michael A.; IRELAND R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 12. ed. São Paulo: Cengage, 2018.
HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Gestão do conhecimento: aprender e compartilhar. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
INAZAWA, Fernandez Kenji. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 206-220, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/6Zdbj93bsP7ytD6B74t7hbD/?format=pdf. Acesso em: 04 out. 2021.
JOHANN, Silvio Luiz. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2013.
MACÊDO, Nívea Marcela Marques Nascimento; BARROS, Raquel Andrade; CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. Avaliação do processo de aprendizado e de compartilhamento do conhecimento: um estudo exploratório em uma empresa agroindustrial. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 111-127, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4027/3424. Acesso em: 15 set. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
MOLINA, Letícia Gorri; VALENTIM Marta Lígia Pomim. Memória organizacional como forma de preservação do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, n. 2, p. 147-169, jul./dez. 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5298299. Acesso em: 15 set. 2021.
MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MORIN, Edgar. O método: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
NEVES, Paula Maria Costa; CERDEIRA, José Pedro. Memória organizacional, gestão do conhecimento e comportamentos de cidadania organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 3-19, jan. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7864643. Acesso em: 04 out. 2021.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
PÉREZ-MONTORO GUTIÉRREZ, Mario. Gestión del conocimiento en las organizaciones: fundamentos, metodología y praxis. Espana: Ediciones Trea, 2008. E-book.
PROBST, Gilberto; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; SILVA, Helena de Fátima Nunes; ALMEIDA, Paulo Henrique de. Determinantes do compartilhamento do conhecimento visando a cooperação internacional em ciência e tecnologia no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 133-150, jan./mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2748. Acesso em: 04 out. 2021.
ROCHA, Adilson Castro de Souza. Fatores facilitadores e inibidores na implementação de gestão do conhecimento em uma associação de profissionais: o caso SAE Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-14012008-164302. Acesso em: 12 jan. 2022.
SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins O mapeamento do conhecimento por meio da análise SWOT: estudo em uma organização pública de saúde. EM QUESTÃO, v. 24, p. 253, 2018.
SERVIN, Géraud; DE BRUN, Caroline. ABC off knowleadge management. England: NHS National Library for Health: Knowledge Management Specialist Library. 2005. E-book.
STEFANO, Nara Medianeira; CASAROTTO FILHO, Nelson; FREITA, Maria do Carmo Duarte; MARTINEZ, Miguel Angel Tobias. Gestão de ativos intangíveis: implicações e relações da gestão do conhecimento e capital intelectual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 22-37, jan./jun. 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4801006. Acesso em: 17 jun. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. E-book.
VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. INFOhome. [S.l.], 2003. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=70. Acesso em: 05 nov. 2021.
WONG, Kuan Yew. Critical success factors for implementing knolwedge managment insmall and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, Bingley, v. 105, n. 3, abr. 2005. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02635570510590101/full/html. Acesso em: 12 jan. 2022.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman,
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Leandro de Oliveira, Ieda Pelógia Martins Damian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License