Classificando a Amplitude das Estruturas de Gestão do Conhecimento

em direção à categoria conjuntiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024026

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Frameworks, Descritivo, Prescritivo, Híbrido, Conjuntivo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar estruturas de Gestão do Conhecimento e categorizá-las com base em sua amplitude de especificação. Um total de 27 estruturas, selecionadas do espectro temporal abrangendo 1995 a 2016 e representativas do campo da Gestão do Conhecimento, foram examinadas usando análise de conteúdo. Esta pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Entre as 27 estruturas examinadas, 12 foram identificadas como descritivas, enquanto 15 exibiram características híbridas. Além disso, as tipologias existentes carecem de detalhes suficientes para uma replicação bem-sucedida. Consequentemente, é imperativo desenvolver estruturas sustentadas por uma abordagem conjuntiva. Essas estruturas devem fornecer uma visão geral abrangente e prescrições detalhadas dos aspectos "o quê", "por quê", "quem", "como" e "quando" da implementação e operacionalização da Gestão do Conhecimento. A prevalência de estruturas híbridas é notável dentro do conjunto examinado, destacando a necessidade de uma abordagem integrada que combine amplitude e profundidade. As organizações exigem um roteiro suficientemente abrangente e detalhado para implementar a Gestão do Conhecimento de forma eficaz. Esta análise expande pesquisas anteriores sobre a classificação de estruturas de Gestão do Conhecimento e apresenta uma abordagem nova e antecipada para classificar a amplitude das especificações.

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Biografia do Autor

  • Fábio Corrêa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

    Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC com pesquisa pautada na Gestão do Conhecimento holística. Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Federal University of São João del-Rei

    Dárlinton Barbosa Feres Carvalho é Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

  • Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

    Professor, consultor, pesquisador e sócio fundador responsável pela gestão estratégica da empresa MVA Assessoria Financeira. Pós-Doutorando em Tecnologia da Informação e da Comunicação e Gestão do Conhecimento; Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento; Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas; Pós graduado em Administração e em Finanças. Economista, especialista em Planejamento Estratégico, com experiência na elaboração de estudos de viabilidade econômica, implementação e gestão de projetos estratégicos, gestão de negócios e revisão de processos organizacionais. Atuação nas áreas administrativa, projetos, processos, financeira e comercial. Vivência internacional, como consultor e gerente de projetos (México / Chile / Angola / Arábia Saudita). Mentor voluntário da Fundação Dom Cabral - FDC (Programa Empreenda) na aceleração de micro e pequenos negócios. Atuou também como professor de inglês e tem vivência internacional como estudante estrangeiro (Califórnia - 2 anos).

  • Fabrício Ziviani, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é Professor na Escola da Ciência da Informação da UFMG (ECI/UFMG) no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento e Professor do Programa de Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. Já ministrou aulas e foi pesquisador nas seguintes instituições: UEMG, FUMEC, UNI-BH, UNA, FACISA-BH, PUCMINAS e FDC. Possui 23 anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios (saúde, transportes, agronegócios, sistema financeiro e grupos educacionais). Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Destaca-se na sua atuação como pesquisador - Recebeu o Prêmio de Teses UFMG 2013. Recebeu prêmio de melhor artigo em diferentes congressos. Mais de 120 artigos publicados periódicos de alto impacto nacionais e internacionais. Orientações de 03 teses e 47 dissertações. Coordenou mais de 10 projetos de pesquisa com financiamento de empresas, agências de fomento e universidades. Participação em diversas bancas de mestrado e doutorado. Palestrante de grandes eventos nacionais e internacionais. Mentor de Startups. Atua principalmente nas áreas de Inovação; Transformação digital; Inteligência Artificial; Startups; Mindset Digital; Gestão do conhecimento e da Informação; Ciência da Informação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas e Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro , Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

    Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

“Classificando a Amplitude Das Estruturas De Gestão Do Conhecimento: Em direção à Categoria Conjuntiva”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, agosto de 2024, p. e024026, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024026.

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