A Gestão do Conhecimento holística

análise de aderência do modelo de Davenport e Prusak (1998)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n3.06.p49

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do Conhecimento Holística, Davenport e Prusak, Análise de Conteúdo

Resumo

O paradigma holístico é apontado para a Gestão do Conhecimento como uma alternativa para o desenvolvimento de modelos voltados ao intento de gerir o conhecimento. Mediante a esse registro, esse estudo tem por objetivo analisar a aderência do modelo de Davenport e Prusak (1998) ao que se denomina por Gestão do Conhecimento holística. Por meio da abordagem qualitativa e fazendo uso do método de Análise de Conteúdo a referida obra foi examinada e sua adesão foi representada por meios quantitativos. Por resultado, o modelo de Davenport e Prusak (1998) se adere em 84,6 pontos percentuais ao que se denomina por Gestão do Conhecimento holística, conforme delineamento proposto nesse estudo. Conclui-se que há necessidade de desenvolvimento de novos modelos que contemplem todas as dimensões apresentadas nesse estudo. A análise de outros modelos seguindo os procedimentos desenvolvidos nessa pesquisa, bem como o desenvolvimento de um modelo holístico para a Gestão do Conhecimento, são sugestões de pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC com pesquisa pautada na Gestão do Conhecimento holística. Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Renata de Souza França, Universidade FUMEC

Última atualização do currículo em 21/11/2017 Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC - Minas, Gestão de Projetos pela Faculdade Pitágoras e Gestão Educacional, também pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em coordenação de equipes e atividades organizacionais, nas quais se mantêm ativa. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharias e logística. Atualmente, participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade Fumec, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Possui habilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação e liderança.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC e UEMG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da TECINOVA Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Corrêa, F., R. de S. França, e F. Ziviani. “A Gestão Do Conhecimento holística: Análise De Aderência Do Modelo De Davenport E Prusak (1998)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 3, outubro de 2018, p. 49 ao 63, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n3.06.p49.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)