Gestão do Conhecimento

análise do nível de maturidade de uma Instituição Pública

Autores

  • Leandro Alves Martins Universidade FUMEC
  • Fábio Corrêa Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Cristiana Fernandes de Muylder Universidade FUMEC
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Danilo de Melo Costa Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Modelo de maturidade, Instituições Públicas, Administração pública

Resumo

O conhecimento, sendo reconhecido como recurso primordial, estabeleceu a Gestão do Conhecimento como fator estratégico nas organizações. Contudo, muitas dessas organizações enfrentam dificuldades em entender de que forma ocorre a perda de conhecimento, bem como implementar a Gestão do Conhecimento e avaliar sua performance, fazendo com que os modelos de maturidade tenham destaque. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade de GC de uma Instituição Pública, especificamente na Prefeitura Municipal da cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de um survey, sendo um questionário com 39 questões em uma escala intervalar do tipo likert de cinco pontos e a análise por meio de procedimentos estatísticos para identificar a dimensionalidade, confiabilidade e validade dos indicadores para consecução da análise da maturidade. Os resultados da pesquisa demostraram que a Prefeitura Municipal de Contagem se situa no nível três de maturidade em Gestão do Conhecimento, sendo incipiente (inicial, embrionário), pois busca gerenciar o conhecimento e suas áreas críticas para seu sucesso. Para elevação desse estágio são propostas 38 ações. Como limitação, apresenta-se a impossibilidade de alcançar um valor mais próximo do total de respondentes na unidade de observação, apesar do apoio da alta gestão. Para estudos futuros, sugere-se aplicar esta pesquisa em outras Instituições Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Alves Martins, Universidade FUMEC

Possui graduação em Sistemas Para Internet pelo Centro Mineiro de Ensino Superior Promove(2011). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Contagem e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. 

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. 

Cristiana Fernandes de Muylder, Universidade FUMEC

Bolsista de Produtividade CNPq Nível 2 (2018). Coordenadora da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas FAPEMIG (01/Mar/2022 - atual). Professora Titular da Universidade Fumec - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA (desde 2011). Coordenadora do Setor de Relações Internacionais da Universidade Fumec (2020-2022). Coordenadora do PDMA (05/ago/2020 - 04/mar/2022) e (jun/2015 até mar/2107). Membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas (2020-2023) da FAPEMIG. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (de 2012 a 2019). Possui doutorado em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Bacharelado em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Pesquisador Visitante na Universidade do Texas em El Paso (EUA) em Jun-Jul (2015); Out/2016 a Jan/2017 e Nov-Dez/2018. Pesquisador Visitante no Centro de Pesquisa SCRC Universidade de Leipzig (Nov-Dez/2021 e Dez/2019). Bolsista de produtividade Pesquisador Mineiro - FAPEMIG 2013-2015. Consultora Ad Hoc CAPES (2012-atual). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEICE. Interesses em pesquisa: inovação, inteligência, estratégia, Inovação em consumo e Social CRM, inovação em sistemas de saúde e empreendedorismo. 

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho é Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá). Possui capacitação em Strategic Management pela Harvard University (Cambridge, Estados Unidos), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA (Brasil). É Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC (Brasil) e Professor, com ênfase para formação executiva, dos cursos de MBA do Centro Universitário Una e Centro Universitário Uni-Bh, tendo lecionado para mais de 170 turmas. É Professor convidado pela Fundação Dom Cabral (FDC, Brasil) e pela SKEMA Business School (França, com sede no Brasil) lecionando conteúdos voltados a formação executiva, em programas nacionais (em português) e internacionais (em inglês). Também é fundador e sócio-administrador da empresa D3 Consulting, que presta consultoria independente nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia e Consultor do ISVOR Educação Corporativa, pertencente a FCA - Fiat Chrysler Automobiles. Foi Coordenador, Professor e Membro Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA e Coordenador Regional da área de Gestão & Negócios da Regional MG-GO no Grupo Ânima de Educação. No âmbito da pesquisa, o Prof. Danilo Coordena o Projeto financiado FAPEMIG APQ-02118-17 e é membro de três grupos de pesquisas internacionais: Society of Transnational Academic Researchers (STAR), Comparative and International Education Society (CIES, University of Chicago, Estados Unidos) e Red Ibero-americana de Coperación en Conocimiento e Innovación, é associado no Council of Franklin Members da London Journal Press, além de editor associado do Journal Higher Education Politics & Economics (HEPE), mantido pela Old Dominon University (Virginia, EUA). Autor de mais de 100 artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, possui interesse nas áreas de Gestão Universitária (Brasileira e Estrangeira), Inovação (teorias, metodologias, processos, gestão e internacionalização); Estratégia e Competitividade; Negociação/Negociação Internacional; Empreendedorismo; Redes Empresariais; Gestão da Tecnologia da Informação; Presenteísmo; Governança Corporativa e Gestão de Riscos; Governança de TI (ITIL e CobiT); Inteligência Artificial e Ciência de Dado (ênfase em gestão); Tomada de Decisão; Jogos Empresariais; Gestão de Processos; Teorias das Organizações; Marketing; Coolhunting; Gestão Pública e Finanças Públicas.

Referências

Abbaszadeh, Mohammad Ali; Ebrahimi, Mehran, and Fotouhi, Hossein. “Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation”. Anais da International Conference on Education and Management Technology - ICEMT, pp. 701-705, 2010. Acessado 15 set. 2021.

Akhavan, Peyman; Jafari, Mostafa, and Fathian, Mohammad. “Critical success factors of knowledge management systems: a multi‐case analysis”. European business review, vol.18, no. 2, Mar. 2006, pp. 97-113. Acessado 15 set. 2021.

Al-Mabrouk, Khalid. “Critical success factors affecting knowledge management adoption: A review of the literature”. Anais da Innovations in Information Technology, pp. 1-6, 2006. Acessado 15 set. 2021.

Almudallal, Abdullah Waleed, et al. “Implementing knowledge management in the palestinian public sector institutions: empirical study on the Presidency of the Palestinian Government”. International Review of Management and Marketing, vol. 6, no. 4, Jan. 2016, pp. 101-107. Acessado 14 ago. 2021.

Altaher, Asmahan M. “Critical success factors of implementation knowledge management process”. Anais da International Conference on Information Society-i-Society, pp. 340-348, 2010. Acessado 12 jan. 2022.

Arif, Mohammad Jalal, and Shalhoub, Mohammed Hassan Bin. “Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives”. Life Science Journal, vol. 11, no. 6, Mai. 2014, pp. 636-645. Acessado 12 jan. 2022.

Ayatollahi, Haleh, and Zeraatkar, Kimia. “Factors influencing the success of knowledge management process in health care organisations: a literature review”. Health Information & Libraries Journal, vol. 37, no. 2, Jan. 2020, pp. 98-11. Acessado 12 jan. 2022.

Balbino, José Nivaldo; Silva, Helena de Fátima Nunes, and Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira. “O estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, vol. 6, no. 2, Dez. 2016, pp. 80-98. Acessado 06 ago. 2021.

Barbosa, Ricardo. “Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e Perspectivas”. Informação & Informação, vol. 13, no. 1, Abr. 2008, pp. 1-25. Acessado 13 ago. 2021.

Batista, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília, DF: IPEA, 2012.

Behrens, Marilda Aparecida, and Oliari, Anadir Luiza Thomé. “A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade”. Revista Diálogo Educacional, vol. 7, no. 22, Jul. 2007, pp. 53-66. Acessado 13 ago. 2021.

Brasil. Constituição (1988). “Constituição da República Federativa do Brasil”. Brasília. DF: Senado Federal, 5 de outubro de 1988, www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado 29 jun. 2021.

Campos, Marcelo Moreira, and Baptista, Sofia Galvão. “Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal em Brasília: um estudo exploratório”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 1, no. 1, Jan. 2008, pp. 181-197. Acessado 12 ago. 2021.

Choo, Chu Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 3. ed. Trad. Eliana Rocha. São Paulo: SENAC, 2003.

Coelho, Espartaco Madureira. “Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público”. Revista do Serviço Público, vol. 55, no.1-2, Jan. 2004, pp. 89-115. Acessado 12 ago. 2021.

Corrêa, Fábio, et al. “A Gestão do Conhecimento holística: conformação de suas dimensões”. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, vol. 9, no. 1, Ago. 2019, pp. 174-202. Acessado 11 out. 2021.

Corrêa, Fábio, et al. “Construction and Content Validation of an instrument for assessment holistic Knowledge Management”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 26, no. 4, Dez. 2021b, pp. 151-171. Acessado 05 jan. 2022.

Corrêa, Fábio, et al. “Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017”. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KMBrasil, pp. 71-86, 2021a. Acessado 05 jan. 2022.

Corrêa, Fábio, et al. “Políticas de Gestão do Conhecimento: da teoria à prática”. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, vol. 11, no. 1, Mar. 2021c, pp. 18-34. Acessado 11 out. 2021.

Corrêa, Fábio; Pinheiro, Marta Kerr, and Cardoso, Ana Maria Pereira. “A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo da TransCelerate”. Informação & Informação, vol. 25, no. 1, Mar. 2020, pp. 346-372. Acessado 11 out. 2021.

De Aguiar Filho, Armando Sergio, and Nassif, Monica Erichsen. “Os Grupos de Apoio como canal de compartilhamento da informação e do conhecimento”. Informação & Informação, vol. 21, no. 3, Dez. 2016, pp. 286-305. Acessado 17 jul. 2021.

Del‐Rey‐Chamorro, Francisco M., et al. “A framework to create key performance indicators for knowledge management solutions”. Journal of Knowledge Management, vol. 7(2), no. 1, Mai. 2003, pp. 46-62. Acessado 18 jul. 2021.

Dini, Ariane Polidoro, et al. “Validade e confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 22, no. 4, Mai. 2014, pp. 598-603. Acessado 10 dez. 2021.

Ferreira, Victor Cláudio Paradela, et al. Modelos de gestão. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

Formiga, Nilton S., et al. “Evidência da invariância fatorial e validade convergente da escala de suporte organizacional: estudo com trabalhadores brasileiros”. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, vol. 38, no. 94, Jan. 2018, pp. 27-35, Acessado 10 dez. 2021.

Gomes, Simone Regina Luiz; Marques, Rodrigo Moreno, and Pinheiro, Marta Macedo Kerr. “A cultura organizacional e os desafios da Lei de Acesso à Informação nas instituições públicas brasileiras”. Revista Ágora: políticas públicas, comunicação e governança informacional, vol. 1, no. 1, Ago. 2016, pp. 4-25. Acessado 12 set. 2021.

Hair, Joseph F, et al. Análise Multivariada de Dados. 6. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Herbsleb, James, et al. “Software quality and the capability maturity model”. Communications of the ACM, vol. 40, no. 6, Jun.1997, pp. 30-40. Acessado 13 ago. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Panorana Geral: população estimada”. Contagem. IBGE, 2020: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/contagem/panorama. Acesso 16 abr. 2021.

Kumar, Sanjay; Singh, Vinay, and Haleem, Abid. “Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques”. International Journal of Industrial and Systems Engineering, vol. 21, no. 2, Set. 2015, pp. 180-206. Acessado 15 set. 2021.

Lin, Tung-Ching; Chang, Christina Ling-hsing, and Tsai, Wen-Chin. “The influences of knowledge loss and knowledge retention mechanisms on the absorptive capacity and performance of a MIS department”. Management Decision, vol. 54, no. 7, Ago. 2016, pp. 1757-1787. Acessado 16 ago. 2021.

Massago, Yoji, et al. “Influence of Sociocultural Aspects on a Knowledge Management Maturity Model”. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, vol. 12, no. 4, Abr. 2020, pp. 64–97. Acessado 16 ago. 2021.

Natale, Carlos Henrique Cotta, and Neves, Jorge Tadeu de Ramos. “Metodologia para identificação de modelos de maturidade em gestão do conhecimento para a aplicação empírica”. Anais do XXXVIII Encontro da ANPAD, pp. 1-12, 2014. Acessado 16 ago. 2021.

Nogueira, Ana Paula, and Miranda, Angélica Conceição Dias. “Gestão do conhecimento no setor público: um estudo sobre os artigos publicados em periódicos nacionais no período 2005-2015”. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 23, no. 52, Ago. 2018, pp. 73-83. Acessado 16 ago. 2021.

Nonaka, Ikujiro. “The knowledge-creating company”. Harvard Business Review, vol. 85, no. 7/8, Jul. 2007, pp. 162-171. Acessado 23 jul. 2021.

Nonaka, Ikujiro, and Takeuchi, Hirotaka. The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford university press, 1995.

Oliveira, Mírian, et al. “Proposta de um modelo de maturidade para Gestão do Conhecimento: KM³”. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 10, no. 4, Out. 2011, pp. 11-25. Acessado 16 ago. 2021.

Pacheco, Renata Martins, et al. “Gestão do Conhecimento na Administração Pública Brasileira: Seu Papel na Promoção da Sustentabilidade”. Anais do 11º Congresso Nacional de Excelência em Gestão, pp. 1-16, 2015. Acessado 16 ago. 2021.

Pee, Loo Geok, and Kankanhalli, Atreyi. “A model of organisational knowledge management maturity based on people, process, and technology”. Journal of information & knowledge management, vol. 8, no. 2, Jun. 2009, pp. 79-99. Acessado 16 ago. 2021.

Pereira, Elainy Danielle Guedes, and De Almeida, Carlos Alano Soares. “Rotatividade de pessoal no serviço público federal brasileiro: breve revisão da literatura”. Encontro Brasileiro de Administração Pública, vol. 4, no. 1, Mai. 2017, pp. 1187-1201. Acessado 16 ago. 2021.

Ramanigopal, C. S. “Knowledge management strategies for successful implementation in aerospace industry”. International Journal of Management Research and Reviews, vol. 2, no. 10, Dez. 2012, pp. 1725-1732. Acessado 12 out. 2021.

Rossetti, Adroaldo, and Morales, Aran Bey. “O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimentos”. Ciência da Informação, vol. 36, no. 1, Jan. 2007, pp. 124-135. Acessado 16 ago. 2021.

Sedighi, Mohammadbashir, and Zand, Fardad. “Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model”. Anais da International Conference on ICT and Knowledge Engineering, pp. 1-9, 2012. Acessado 15 set. 2021.

Silva Junior, Annor; Polizel, Caio Eduardo de Guido, and Silva, Priscilla de Oliveira Martins. "Critical success factors for knowledge management at a private higher education school." Review of Business Management, vol.14, no. 42, Abr. 2012, pp. 102-122. Acessado 15 set. 2021.

Staples, Mark, et al. “An exploratory study of why organizations do not adopt CMMI”. Journal of systems and software, vol. 80, no. 6, Jun. 2007, pp. 883-895. Acessado 21 out. 2021.

Teixeira, Eduardo Kunzel, et al. “Avaliação de um modelo de maturidade de gestão do conhecimento: análise de correspondência múltipla”. Análise - Revista de Administração da PUCRS, vol. 23, no. 2, Mai. 2012, pp. 129-139. Acessado 16 ago. 2021.

Valentim, Gabriella de Moraes; Ferreira, Marco Antônio, and Dalto, José Luis. “A Gestão do Conhecimento na Administração Pública”. Anais do X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - ConBRepro, pp. 1-12, 2020. Acessado 16 ago. 2021.

Valmohammadi, Changiz. “Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises”. Journal of Applied Sciences, vol.10, no. 19, dez. 2010, pp. 2290-2296. Acessado 15 set. 2021.

Vergara, Sylvia Constant. “Sobre a intuição na tomada de decisão”. Revista de Administração Pública, vol. 27, no. 2, Mar. 1993, pp. 130-157. Acessado 13 ago. 2021.

Wai, Yip Mum; Hong, Alex Ng Hou, and Din, Sabariyah Binti. “Critical success factors and perceived benefits of knowledge management implementation: Towards a conceptual framework”. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, vol.5, no. 10, Mai. 2011, pp. 754-760. Acessado 13 ago. 2021.

Wong, Kuan Yew. “Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises”. Industrial Management & Data Systems, vol. 105, no. 3, Abr. 2005, pp. 261-279. Acessado 13 ago. 2021.

Wong, Kuan Yew; Aspinwall, Elaine. “An empirical study of the important factors for knowledge management adoption in the SME Sector”. Journal of Knowledge Management, vol.9, no. 3, Jun. 2005, pp. 64-82. Acessado 13 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Leandro Alves Martins, F. Corrêa, Cristiana Fernandes de Muylder, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, e Danilo de Melo Costa. “Gestão Do Conhecimento: Análise Do nível De Maturidade De Uma Instituição Pública”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, fevereiro de 2023, p. e023010, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010.