Perspectivas entre Memória e Competência em Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024025Palavras-chave:
Memória, Competência em Informação, Memória Social, Memória Humana, Memória ArtificialResumo
A temática da memória, assim como a informação, transcende os limites de um único campo de estudo e tem sido abordada por múltiplos domínios do conhecimento; devido a essa característica, torna-se possível relacioná-la com a competência em informação em vários aspectos. Este estudo objetiva verificar, por meio da revisão de literatura, o que se tem produzido no campo da Ciência da Informação sobre a relação entre memória e competência em informação. A pesquisa, de natureza exploratória e bibliográfica, emprega uma abordagem qualitativa e utiliza as bases de dados Scopus e Web of Science para a revisão de literatura. A pesquisa resultou na identificação de 18 (dezoito) artigos que tratam da temática competência em informação e memória. Para a análise dos textos selecionados procedeu-se à categorização dos mesmos, criando as seguintes categorias: competência em informação e memória humana, competência em informação e memória artificial, competência em informação e memória social. De maneira geral, a análise dos artigos revelou que há uma lacuna significativa ao se buscar pesquisas com tais temas. A maioria dos estudos se concentraram na competência em informação e memória humana, abordando questões da capacidade de memorização como um aspecto para a avaliação do aprendizado e de um benefício para reduzir a carga cognitiva e o estresse no trabalho, o impacto da memória na gestão da informação e sua relação com a competência em informação.
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