O Lugar da Memória na Elaboração da Política Arquivística e de Preservação

um estudo realizado à luz da Ciência da Informação

Autores

  • Ingrid Lima Euzebio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023019

Palavras-chave:

Ciência a Informação, Política Arquivística, Política de Preservação, Memória institucional, Memória social

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da memória na elaboração de políticas arquivísticas relevantes para a sociedade, possibilitando a continuidade de programas e práticas de preservação que contribuam com o acesso à informação na era digital. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa por meio da pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos metodológicos, uma revisão de literatura da produção científica disponível na Base de Dados em Ciência da Informação. Os resultados permitem a percepção da relação entre memória e política da área da Arquivística, conduzindo ao entendimento de que as decisões e deliberações acerca da política, voltadas para a preservação e para o acesso aos documentos arquivísticos, acabam compondo e contribuindo com o processo de mediação que envolvem o tratamento e a disseminação da informação. A memória social influencia os ambientes de informação como: arquivos, centros de documentação e outras unidades de informação, públicas ou privadas, cuja meta seja a guarda e a preservação de conjuntos documentais de interesse da sociedade, relacionando-se com a memória institucional da organização e contribuindo para a articulação entre a teoria e a prática relacionadas com a política arquivística que enfoca o acesso e a preservação documental.

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Biografia do Autor

  • Ingrid Lima Euzebio, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Arquivista da Procuradoria Geral do Município de Cariacica. Especialista em gestão de projetos. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). 

  • Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão ?Informa-Ação e Cultura? e da atividade de pesquisa e extensionista ?Rede de Estudos das Competências? (REC). Pesquisadora da Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã registrada na Plataforma Brasil. Demonstra interesse pelas áreas: competência em informação; competência leitora; competência narrativa (contação de histórias); informação, saúde e sociedade; leitura literária e biblioterápica; planejamento de ações culturais, educativas e informativas; serviço de referência e sistemas de recuperação da informação; tecnologias de leitura, informação e comunicação; uso ético da informação e desinformação. Autora de artigos publicados em revistas científicas, em capítulos de livros organizados por pesquisadores, em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, em livros literários e acadêmicos completos, como a obra "Competência Leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI" produzida pela Edufes e as obras da ?Coleção Tradição e Tecnologia? publicada pela Faculdade de Ciências da Informação (FCI) da UnB: ?Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade? (volume 1) e ?Modelo de rede colaborativa baseado nas competências em informação e narrativa (volume 3). Ocupa uma cadeira na Academia Capixaba de Artes e Letras de Poetas Trovadores (ACALPT-CTC) envolvendo-se em movimentos culturais que compreendem a arte, a informação e a literatura espírito-santense. (Texto informado pelo autor)

  • Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação. E-mail: luizarquivologia@gmail.com.

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Publicado

2023-04-15

Como Citar

Euzebio, Ingrid Lima, et al. “O Lugar Da Memória Na Elaboração Da Política Arquivística E De Preservação: Um Estudo Realizado à Luz Da Ciência Da Informação ”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, abril de 2023, p. e023019, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023019.

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