Mediação da leitura encantada
música que narra história por Márcia Evelin
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023026Palavras-chave:
Leitura, Mediação da leitura, Mediação da leitura musical, Márcia EvelinResumo
O objetivo deste estudo foi o de evidenciar a mediação da leitura realizada por Márcia Evelin, por meio da composição musical, e em que medida sua produção transparece traços culturais. Quanto à metodologia, essa pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método a pesquisa documental, associada ao estudo de caso, investigando a produção e a atuação mediadora de Márcia Evelin. Entre os resultados, foi possível constatar a necessidade do mediador da leitura alinhar sua formação leitora à prática profissional, contribuindo para uma percepção ampla das necessidades e expectativas dos sujeitos leitores, sendo essa postura associada à adoção de diferentes dispositivos informacionais que ampliem o repertório tanto do mediador quanto do leitor. Conclui-se que a música, quando adotada na ação mediadora, potencializa a evocação de elementos característicos e demarcadores de seus produtores e possibilita um terreno propício para participação ativa dos leitores.
Downloads
Referências
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco. “Mediação da informação: um conceito atualizado”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 9-32.
Antunes, Irandé. Aula de português: encontro e interação. Parábola Editorial, 2003.
Cavalcante, Lidia Eugenia. “Mediação e narrativa na voz dos contadores de história”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 107-124.
Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Instagram, 11 dez. 2021, https://www.instagram.com/marciaevelindecarvalho/ Acessado 6 fev. 2023.
Evelin, Marcia. @MarciaEvelin. Facebook, 6 fev. 2023, https://www.facebook.com/marcia.evelin.5?mibextid=ZbWKwL. Acessado 6 fev. 2023.
Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Youtube, 2023, https://www.youtube.com/@marciaevelindecarvalho2300. Acessado 6 fev. 2023.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Editora Cortez, 1989, p. 29.
Mateus, Bárbara Maria Vieira, e Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman. “O uso da música na biblioteca escolar”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 13, no. esp., 2017, pp. 2020-2036, http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/297. Acessado 18 mar. 2022.
Martins, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. Brasiliense, 1988, https://pt.scribd.com/doc/30652716/O-que-e-Leitura-Maria-Helena-Martins. Acessado 18 mar. 2022.
Nogueira, Monique Andries. “A música e o desenvolvimento da criança”. Revista UFG, vol. 6, no. 2, 2004, pp. 22-25, https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654/23876. Acessado 4 maio 2022.
Oliveira, Priscila Felix de, e Severino, Thiago Saveda. “O teatro e a música como auxílio no ato de leitura”. Brasil Escola, c2022. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-teatro-musica-como-auxilio-no-ato-leitura.htm. Acessado 28 maio 2022.
Petit, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Editora 34, 2008.
Pieruccini, Ivete. “Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação”. Anais do 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência Da Informação: Salvador, UFBA, 2007, http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf. Acessado 13 maio 2022.
Sousa, Ana Cláudia Medeiros de, et al., “Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 16, 2020, pp.1-20, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acessado 10 mar. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Pamela Oliveira Assis, Laura Maria Moreira Couto, João Manoel Santana Ferreira Santos, Uélber Conceição dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License