Mediação da leitura encantada
música que narra história por Márcia Evelin
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023026Palabras clave:
Leitura, Mediação da leitura, Mediação da leitura musical, Márcia EvelinResumen
O objetivo deste estudo foi o de evidenciar a mediação da leitura realizada por Márcia Evelin, por meio da composição musical, e em que medida sua produção transparece traços culturais. Quanto à metodologia, essa pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método a pesquisa documental, associada ao estudo de caso, investigando a produção e a atuação mediadora de Márcia Evelin. Entre os resultados, foi possível constatar a necessidade do mediador da leitura alinhar sua formação leitora à prática profissional, contribuindo para uma percepção ampla das necessidades e expectativas dos sujeitos leitores, sendo essa postura associada à adoção de diferentes dispositivos informacionais que ampliem o repertório tanto do mediador quanto do leitor. Conclui-se que a música, quando adotada na ação mediadora, potencializa a evocação de elementos característicos e demarcadores de seus produtores e possibilita um terreno propício para participação ativa dos leitores.
Descargas
Referencias
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco. “Mediação da informação: um conceito atualizado”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 9-32.
Antunes, Irandé. Aula de português: encontro e interação. Parábola Editorial, 2003.
Cavalcante, Lidia Eugenia. “Mediação e narrativa na voz dos contadores de história”. Mediação oral da informação e da leitura. Org. por Sueli Bortolin, João Arlindo dos Santos Neto, e Rovilson José da Silva. ABECIN, 2015. p. 107-124.
Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Instagram, 11 dez. 2021, https://www.instagram.com/marciaevelindecarvalho/ Acessado 6 fev. 2023.
Evelin, Marcia. @MarciaEvelin. Facebook, 6 fev. 2023, https://www.facebook.com/marcia.evelin.5?mibextid=ZbWKwL. Acessado 6 fev. 2023.
Evelin, Marcia. @marciaevelindecarvalho. Youtube, 2023, https://www.youtube.com/@marciaevelindecarvalho2300. Acessado 6 fev. 2023.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Editora Cortez, 1989, p. 29.
Mateus, Bárbara Maria Vieira, e Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman. “O uso da música na biblioteca escolar”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 13, no. esp., 2017, pp. 2020-2036, http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/297. Acessado 18 mar. 2022.
Martins, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. Brasiliense, 1988, https://pt.scribd.com/doc/30652716/O-que-e-Leitura-Maria-Helena-Martins. Acessado 18 mar. 2022.
Nogueira, Monique Andries. “A música e o desenvolvimento da criança”. Revista UFG, vol. 6, no. 2, 2004, pp. 22-25, https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654/23876. Acessado 4 maio 2022.
Oliveira, Priscila Felix de, e Severino, Thiago Saveda. “O teatro e a música como auxílio no ato de leitura”. Brasil Escola, c2022. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-teatro-musica-como-auxilio-no-ato-leitura.htm. Acessado 28 maio 2022.
Petit, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Editora 34, 2008.
Pieruccini, Ivete. “Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação”. Anais do 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência Da Informação: Salvador, UFBA, 2007, http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf. Acessado 13 maio 2022.
Sousa, Ana Cláudia Medeiros de, et al., “Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 16, 2020, pp.1-20, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333/1226. Acessado 10 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Pamela Oliveira Assis, Laura Maria Moreira Couto, João Manoel Santana Ferreira Santos, Uélber Conceição dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License