Inbound Marketing e User Experience e suas Convergências no Contexto das Mídias Sociais Digitais
projeções através de uma ótica da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023049Palabras clave:
Marketing em mídias sociais, Comunicação on-line, Plataformas sociais, Interação do usuárioResumen
Em uma sociedade em que se observa, ao mesmo tempo, agentes que produzem e consomem informação, o intento de obter destaque em meio a imensidão informacional tende a ser uma tarefa desafiadora. Nesse contexto, as empresas têm utilizado os canais digitais para atingir novos consumidores, além de fidelizar clientes antigos. Por essa razão, o presente artigo tem por objetivo promover a discussão teórica de conceitos referentes ao inbound marketing, a user experience e as mídias sociais à luz de uma ótica da área da Ciência da Informação. Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para levantar uma base teórica para sustentar o debate proposto. Com efeito, as relações conceituais observadas permitiram observar convergências entre os objetos estudados, pois ambos dão importância ao fato de compreender as características dos usuários e projetar experiências adequadas a partir disso, além de explicitar a relevância da temática para o campo da Ciência da Informação, visto que este pode se beneficiar adequadamente com o aperfeiçoamento do conhecimento sobre tais estratégias, acerca da sua atuação em mídias sociais digitais. Conclui-se que existem convergências entre as temáticas analisadas e que estão dentro do compêndio de conhecimento necessário para a atuação presente dos profissionais da Ciência da Informação.
Descargas
Métricas
Citas
Almeida, S. S. “Estratégias de inbound marketing em uma indústria 3.0”. Revista Gestão Da Produção Operações e Sistemas, vol. 14, no. 3, 2019, pp. 1-13, doi:10.15675/gepros.v14i3.2527.
Alwan, M., e Alshurideh, M. T. “The effect of digital marketing on purchase intention: moderating effect of brand equity”. International Journal of Data and Network Science, vol. 6, no. 3, 2022, pp. 837–848, doi:10.5267/j.ijdns.2022.2.012.
Baranchenko, Y., et al. “Inbound marketing: practical aspects of promoting goods and services in e-commerce”. Marketing and Management of Innovations, no. 4, 2019, pp. 308–320, doi:10.21272/mmi.2019.4-2410.21272/mmi.2019.4-24.
Barbosa, S. D. J., e Silva, B. S. Interação humano-computador. Elsevier, 2010.
Bauer, C. H. Marketing digital: o desenvolvimento de um guia para a construção de presença em um cenário digital, 2022. Universidade Federal de Santa Catarina, Trabalho de Conclusão de Curso.
Benedikt, M. “Cyberspace: some proposals”. Cyperspace: first steps. Editado por M. Benedikt. The MIT Press, 1992, pp. 119–224.
Benz, P., editor. Experience design: concepts and case studies. Bloomsbury Academic, 2015.
Boyd, D., e Ellison, N. “Social network sites: definition, history, and scholarship”. Journal of Computer-Mediated Communication, vol. 13, no. 1, 2007, pp. 210–230, doi:10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x.
Brandtzæg, P. B., et al. “Enjoyment: lessons from karasek”. Editado por M. A. Blythe, et al. Funology: from usability to enjoyment. Kluwer Academic Publishers, 2004. pp. 55–66.
Camacho, D. Marketing digital: compra de mídia e inbound. Editora Senac, 2019.
Castells, M. A sociedade em rede. Paz e Terra, 2011.
Dantas, E. B. “A informação como insumo na prática do marketing: possibilidade de capturar o conhecimento do cliente”. Informação & Sociedade: estudos, vol. 16, nº 1, 2006. pp. 35–47, https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_5596d4f67c_0012841.pdf. Acessado 07 ago. 2023.
Ferreira, D. T. “Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho”. Ciência Da Informação, vol. 32, no. 1, 2003, pp. 42–49, doi:10.1590/s0100-19652003000100005.
Fredheim, H. “Why user experience cannot be designed”. Smashing Magazine, 2011, https://www.smashingmagazine.com/2011/03/why-user-experience-cannot-be-designed. Acessado 19 jun. 2023.
Freire, K. “Reflexões sobre o conceito de design de experiências”. Strategic Design Research Journal, vol. 2, no. 1, 2009, pp. 37–44, doi:10.4013/sdrj.2009.21.05.
Gould, J., e Lewis, C. “Designing for usability: key principles and what designers think”. Communications of the ACM, vol. 28, no. 3, 1985, pp. 300–311, doi:10.1145/3166.3170.
Hassenzahl, M. “The thing and i: understanding the relationship between user and product”. Editado por M. Blythe, et al. Funology: from usability to enjoyment. Países Baixos: Kluwer Academic Publishers, 2004. pp. 31–42.
Hassenzahl, M. Experience design: technology for all the right reasons. Morgan & Claypool, 2010.
Hassenzahl, M., e Tractinsky, N. “User experience: a research agenda”. Behaviour & Information Technology, vol. 25, no. 2, 2006, pp. 91–97, doi:10.1080/01449290500330331.
Ideo.Org. The field guide to human-centered design. IDEO.org, 2015.
International Organization for Standardization. ISO 9241-210: ergonomics of human–system interaction — part 210: human-centred design for interactive systems. Suíça, 2010.
Kaplan, A., e Haenlein, M. “Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media”. Business Horizons, vol. 53, no. 1, 2010, pp. 59–68, doi:10.1016/j.bushor.2009.09.003.
Kierzkowski, A., et al. “Marketing to the digital consumer”. Internet Research: Electronic Networking Applications and Policy, Nova Iorque, vol. 4, no. 3, 1996. pp. 5–21, https://bit.ly/3QKwSOe. Acessado 07 ago. 2023.
Kotler, P., et al. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Sextante, 2021.
Kotler, P., e Keller, K. L. Administração de marketing. Pearson Education do Brasil, 2012.
Lelis, H. R., et al. “As necessidades do usuário da informação e as habilidades e competências do moderno profissional da informação”. Revista Conhecimento Em Ação, vol. 6, no. 1, 2021, pp. 101–121, doi:10.47681/rca.v6i1.41554.
Lies, J. “Marketing intelligence and big data: digital marketing techniques on their way to becoming social engineering techniques in marketing”. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, vol. 5, no. 5, 2019, pp. 134, doi:10.9781/ijimai.2019.05.002.
Lomborg, S. Social media, social genres: making sense of the ordinary. Taylor Francis, 2014.
Lévy, P. Cibercultura. Editora 34, 2010.
Madeira, C. G., e Gallucci, L. “Mídias sociais, redes sociais e sua importância para as empresas no início do século xxi”. Congresso brasileiro de ciências da comunicação, Curitiba, 2009. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. pp. 1-15, http://intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-1163-1.pdf. Acessado 07 ago. 2023.
McLellan, H. “Experience design”. CyberPsychology & Behavior, vol. 3, no. 1, 2000, pp. 59–69, doi:10.1089/109493100316238.
Nunes, M. Cyberspaces of everyday life. University of Minnesota Press, 2006.
Oliveira, D. M., et al. “Habilidades e competências do profissional da informação”. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Em Ciência Da Informação, 2019, https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/15232. Acessado 07 ago. 2023.
Opreana, A., e Vinerean, S. “A new development in online marketing: introducing digital inbound marketing”. Expert Journal of Marketing, vol. 3, no. 1, 2015. pp. 29–34, https://marketing.expertjournals.com/23446773-305/. Acessado 07 ago. 2023.
Ortiz-Ospina, E. “The rise of social media”. Social Media Fact Sheet, 2021, https://ourworldindata.org/rise-of-social-media?ref=tms. Acessado 24 out. 2023.
Pew Research Center. “Social media fact sheet”. Pew Research Center, 2021, http://bit.ly/406cyJW. Acessado 11 out. 2023.
Pine II, D. J., e Gilmore, J. H. “Welcome to the experience economy”. Harvard Business Review, vol. 3, no. 1, 1998. pp. 95–106.
Quaresma, M., et al. “Ux concepts and perspectives: from usability to user experience design”. Editado por M. M. Soares, et al. Handbook of usability and user-experience: research and case studies. Boca Raton: CRC Press, 2022. pp. 1–14.
Recuero, R., et al. Análise de redes para mídias sociais. Sulina, 2015.
Reza Kiani, G. “Marketing opportunities in the digital world”. Internet Research, vol. 8, no. 2, 1998, pp. 185–194, doi:10.1108/10662249810211656.
Salvador, Â. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração e relatório de estudos científicos. Sulina, 1973.
Saracevic, T. “Ciência da informação: origem, evolução e relações”. Ciência da Informação, vol. 1, no. 1, 1996. pp. 41–62, https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acessado 07 ago. 2023.
Shankar, V., et al. “Digital marketing communication in global marketplaces: a review of extant research, future directions, and potential approaches”. International Journal of Research in Marketing, vol. 39, no. 2, 2022, pp. 541–565, doi:10.1016/j.ijresmar.2021.09.005.
Soares, M., et al. “Usability and user experience: methods and models”. Editado por M. M. Soares, et al. Handbook of usability and user experience: methods and techniques. Boca Raton: CRC Press, 2022. pp. 3–22.
Soegaard, M. The basics of user experience (ux) design. Interaction Design Foundation, 2018.
Special Libraries Association. “Competencies for information professionals”. Special Libraries Association, 2016, https://www.sla.org/about-sla/competencies/. Acessado 11 jul 2023.
Stati, C, R. e Sarmento, C. F. Experiência do usuário (ux). InterSaberes, 2021.
Steenburgh, T., et al. “Hubspot: inbound marketing and web 2.0”. Harvard Business School, Boston, 2011. pp. 541–565, https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=37327. Acessado 07 ago. 2023.
Torres, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2009.
Volles, B. K., et al. Web marketing. Uniasselvi, 2018.
Zart, D. C., e Durayski, J. “Inbound marketing: análise do lançamento de um produto digital”. Univates, 2016, vol. 1, no. 1, pp. 1–34, https://bit.ly/3E446As. Acessado 07 ago. 2023.
Świeczak, W. “Inbound marketing as an integral part of the marketing strategy of a modern enterprises”. Marketing Instytucji Naukowych i Badawczych, 2014, vol. 12, no. 2, pp. 57–77, http://bit.ly/3KL4GHf. Acessado 07 ago. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cássio Henrique Bauer, Sonali Paula Molin Bedin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License