Circulação da Informação Científica em uma Lógica Transmidiática
por práticas comunicativas dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024014Palavras-chave:
Divulgação Científica, Transmidia, Interdisciplinaridade, MidiatizaçãoResumo
Na contemporaneidade, recursos transmidiáticos têm sido utilizados para divulgação de informações de naturezas distintas, dentre elas, as científicas. Neste sentido, a lógica transmidiática, enquanto operação que viabiliza e oportuniza a circulação da informação científica por plataformas virtuais dinâmicas e interativas, pode se configurar como um recurso importante para ser incorporado no circuito da produção e da divulgação científica em um contexto tecnológico. É objetivo desta pesquisa discorrer sobre os fenômenos que compõem o ambiente de produção e circulação da informação na sociedade midiatizada e identificar, a partir disto, alguns dos desafios que fazem parte desse processo de circulação da informação científica na perspectiva transmidiática, A construção argumentativa se utiliza do recurso metodológico de revisão de literatura narrativa e interdisciplinar e de comparação de perspectivas teóricas. Problematiza os modelos atuais de circulação científica sinalizando para ações e proposições comunicativas dialógicas e conclui, a partir das revisões e comparações estabelecidas que, na contemporaneidade, o agir comunicativo científico no ambiente digital precisará ser, também, interativo, integrado, transmidiático e interdisciplinar.
Downloads
Referências
Araujo, Ronaldo Ferreira. "Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook." Informação & Sociedade, vol. 28, no. 1, 2018.
Bauer, Martin W.; Jensen, Pablo. "The mobilization of scientists for public engagement." Public understanding of science, vol. 20, no. 1, 2011, pp. 3-11.
Borges, Gabriela; Sigliano, Daiana. A Qualidade Audiovisual e a Competência Midiática: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais. São Paulo, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949. Acesso em 20 fev. 2024.
Brossard, Dominique; Lewenstein, Bruce V. "A critical appraisal of models of public understanding of science: Using practice to inform theory." Communicating science, Routledge, 2009, pp. 25-53.
Burke, Peter. Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2003.
Burns, Terry W.; O'connor, D. John; Stocklmayer, Susan M. "Science communication: a contemporary definition." Public understanding of science, vol. 12, no. 2, 2003, pp. 183-202.
Charaudeau, P. "Sobre o discurso científico e sua midiatização." Calidoscópio, vol. 14, no. 13, 2016, pp. 550–556. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.18. Acesso em 20 fev. 2024.
Cooter, Roger, and Stephen Pumfrey. "Separate Spheres and Public Places: Reflections on the History of Science Popularization and Science in Popular Culture." History of Science 32 (3), 1994, pp. 237–67.
Costa, V. S. "Faz todo sentido biológico? Mulheres, (homens) e ciências nas textualidades do canal Nerdologia." Tese de Doutorado, UFMG, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30221. Acesso em 20 fev. 2024.
Davies, Sarah R. "STS and science communication: Reflecting on a relationship." Public Understanding of Science, vol. 31, no. 3, 2022, pp. 305-313.
Durant, John R.; Evans, Geoffrey A.; Thomas, Geoffrey P. "The public understanding of science." Nature, London, no. 340, 1989, pp. 11-14.
Formenton, D. et al. "Participação social em ciência e tecnologia: uma breve reflexão sob a perspectiva CTS." Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, vol. 17, no. 47, abr./jun. 2021, pp. 234-249. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10619. Acesso em 20 fev. 2024
Goodell, Rae. The Visible Scientists. Boston: Little, Brown, 1975.
Gonzalez de Gomez, M. N.; Gracioso, L. "Ciência da informação e a ação comunicativa no cenário Web." In: VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador- Bahia, pp. 1-15.
Gracioso, L.S. "Filosofia da linguagem e ciência da informação: jogos de linguagem e ação comunicativa no contexto das ações de informação em tecnologias virtuais." Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, 2008.
Gunter, Barrie; Kinderlerer, Julian; Beyleveld, Deryck. "The media and public understanding of biotechnology: a survey of scientists and journalists." Science Communication, vol. 20, no. 4, 1999, pp. 373-394.
Hjarvard, Stig. "Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural." Matrizes, Ano 5, Nº 2, jan./jun. 2012 - São Paulo - Brasil, pp. 53-91.
Horst, Maja. "In search of dialogue: staging science communication in consensus conferences." In: Communicating science in social contexts. Springer, Dordrecht, 2008, pp. 259-274.
Horst, Maja; Davies, Sarah R.; IRWIN, Alan. "Reframing science communication." In: The handbook of science and technology studies. MIT Press, 2016, pp. 881-907.
Iribarry, Isac Nikos Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 16, núm. 3, 2003, pp. 483-490.
Irwin, A; Wynne, B. Misunderstanding science? The public reconstruction of science and technology. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
Jenkins, Henry; Ford, Sam; Green, Joshua. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo, Editora Aleph, 2014.
Keene, Melanie. "Familiar Science in Nineteenth-Century Britain." History of Science, vol. 52, no. 1, 2014, pp. 53–71.
Laswell, Harold D. "The structure and function of communication in society." The communication of ideas, 1948.
Lyotard, Jean-François. A condição pós-moderna. 7ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5645321/mod_resource/content/1/MORIN%20A%20Cabec%CC%A7a%20Bem-feita%20PAG%20105.pdf. Acesso em 20 fev. 2024.
Marinho, Marina Cerqueira. Tradução do conhecimento científico: implementação em projetos de sucesso. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2022.
Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5645321/mod_resource/content/1/MORIN%20A%20Cabec%CC%A7a%20Bem-feita%20PAG%20105.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
Oliveira, Thaiane Moreira de. "Autoridade Científica em tempos de crise epistêmica: a circulação de teorias da conspiração nas mídias sociais." In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2019.
Oliveira, Thaiane Moreira de. "Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital." MATRIZes, vol. 12, no. 3, 2018.
Palmer, Sarah E.; Schibeci, Renato A. "What conceptions of science communication are espoused by science research funding bodies?" Public Understanding of Science, vol. 23, no. 5, 2014, pp. 511-527.
Piccoli, Marcia Speguen de Quadros; Stecanela, Nilda. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Educação E Pesquisa, vol. 49, 2023.
Recuero, Raquel. Conversação em Rede: Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Editora Sulina, 2014.
Rowe, Gene; Frewer, Lynn J. "A typology of public engagement mechanisms." Science, Technology, & Human Values, vol. 30, no. 2, 2005, pp. 251-290.
Salter, Chris; BURRI, Regula Valérie; DUMIT, Joseph. "Art, design, and performance." The handbook of science and technology studies, 2017, pp. 139-167.
Shapin, Steven. "Science and the Public." In: Companion to the History of Modern Science, edited by R. C. Olby, Geoffrey N. Cantor, John R. R Christie, and M. J. S. Hodge, 1990, pp. 990–1007. London: Routledge.
Trench, Brian. "Towards an analytical framework of science communication models." In: Communicating science in social contexts, 2008, pp. 119-135.
Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. "Competência informacional–bases históricas e conceituais: construindo significados." Ciência da Informação, vol. 38, no. 3, 2009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cíntia Maria Gomes Murta, Luciana de Souza Gracioso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License