Técnicas de Coleta de Dados em Pesquisas de User Experience (UX) no Contexto da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024012

Palavras-chave:

User Experience, Coleta de Dados, Procedimentos metodológicos, Ciencia da Informação, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma visão das principais técnicas para coleta de dados em pesquisas de User Experience (UX) na Ciência da Informação. O estudo consiste em uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, apoiada em publicações nacionais e internacionais sobre métodos de coleta de dados em pesquisas de UX. Foram identificadas e analisadas as principais técnicas de coleta de dados utilizados em pesquisas de UX, levando em consideração suas características, vantagens e desafios. Os resultados destacam técnicas de coleta de dados como entrevistas, observação, testes de usabilidade, questionários e pesquisas on-line, entre outros. Conclui-se que a escolha do método de coleta de dados em pesquisas de UX deve ser feita com base nas necessidades específicas do estudo e nas características dos usuários e contexto de uso. Cada método possui suas vantagens e desafios, e a combinação de diferentes técnicas de coleta de dados pode fornecer insights mais abrangentes sobre a experiência do usuário.

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Biografia do Autor

  • Suellen Elise Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-graduada em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (2020). Graduada em Letras - Português, Comunicação Social - Jornalismo e Letras - Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010).  

  • Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).

  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp.

  • Cecilio Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação

    Docente do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Votuporanga em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE). Docente na Unesp de Marília, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. 

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

Barros, Suellen Elise Timm, et al. “Técnicas De Coleta De Dados Em Pesquisas De User Experience (UX) No Contexto Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, março de 2024, p. e024012, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024012.