Técnicas de Coleta de Dados em Pesquisas de User Experience (UX) no Contexto da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024012

Palavras-chave:

User Experience, Coleta de Dados, Procedimentos metodológicos, Ciencia da Informação, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma visão das principais técnicas para coleta de dados em pesquisas de User Experience (UX) na Ciência da Informação. O estudo consiste em uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, apoiada em publicações nacionais e internacionais sobre métodos de coleta de dados em pesquisas de UX. Foram identificadas e analisadas as principais técnicas de coleta de dados utilizados em pesquisas de UX, levando em consideração suas características, vantagens e desafios. Os resultados destacam técnicas de coleta de dados como entrevistas, observação, testes de usabilidade, questionários e pesquisas on-line, entre outros. Conclui-se que a escolha do método de coleta de dados em pesquisas de UX deve ser feita com base nas necessidades específicas do estudo e nas características dos usuários e contexto de uso. Cada método possui suas vantagens e desafios, e a combinação de diferentes técnicas de coleta de dados pode fornecer insights mais abrangentes sobre a experiência do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suellen Elise Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-graduada em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (2020). Graduada em Letras - Português, Comunicação Social - Jornalismo e Letras - Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010).  

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp.

Cecilio Merlotti Rodas, Instituto Federal de Educação

Docente do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Votuporanga em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE). Docente na Unesp de Marília, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. 

Referências

Alemneh, D. G.; Assefa, S. "The Use of Netnography in Information Science Research: A Bibliometric Analysis." Journal of Information Science Theory and Practice, vol. 3, no. 2, 2015, pp. 17-29.

Armidoro, G. 10 heurísticas de Nielsen: projetando interfaces e interações. Medium.com. 2021. Disponível em: https://medium.com/@giovanaarmidoro/10-heur%C3%ADsticas-de-nielsen-projetando-interfaces-e-intera%C3%A7%C3%B5es-dc0baa7e64fd. Acesso em: 24 Nov.2023.

Babich, N. "Most Common UX Design Methods and Techniques." UX Planet, 13 Jul. 2017, https://uxplanet.org/most-common-ux-design-methods-and-techniques-c9a9fdc25a1e. Acesso em: 20 Out. 2020.

Barros, S. T. et al. "O Ciclo de Vida dos Dados no Contexto da Pesquisa em User eXperience." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 28, 2023, pp. 1–24, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83434. Acesso em: 18 Jun. 2023.

Barros, S. T., et al. “Eye tracking e reações da pupila em estudos de User Experience”. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, vol.15, publicação contínua, 2021, e02113, doi: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02113, https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11841/7384, Acesso em: 26 Nov. 2023.

Bojko, A. Eye Tracking the User Experience: A Practical Guide to Research. Rosenfeld, 2013.

Burnett, G.; Jaeger, P. T. "Ethnography and the Digital Library: Exploring the Social Context of Digital Library Use." Journal of Documentation, vol. 73, no. 1, 2017, pp. 6-27.

Creswell, J. W. Design de Pesquisa: Abordagens de Métodos Qualitativos, Quantitativos e Mistos. Sage Publications, 2014.

Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. O Sage Handbook of Qualitative Research. Sage Publications: 2018.

Foundation, I. D. "What is UX Research?" 2022, interaction-design. Acesso em: 18 Jun. 2023.

Fujita, M.; Cervantes, B. M. "Abordagem Cognitiva do Protocolo Verbal na Confirmação de Termos para a Construção de Linguagem Documentária em Inteligência Competitiva." In: Valentim, M. L. P. (org.), Métodos qualitativos de Ciência da Informação pesquisa e01. Polis, 2005, cap. 2.

Gil, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas, 1991.

Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed., Atlas, 2008.

Goodman, E.; Kuniavsky, M.; Moed, A. Observing the User Experience: A Practitioner’s Guide to User Research. 2. ed. Elsevier, 2012.

Guimarães, W. "Card Sorting: Como Descobrir o Modelo Mental de Organização de Conteúdo." UX Collective Brasil, 26 maio 2018, https://brasil.uxdesign.cc/card-sorting-como-descobrir-o-modelo-mental-de-organiza%C3%A7%C3%A3o-de-conte%C3%BAdo-18e9a50121aa. Acesso em: 4 Dez. 2020.

Hartson, R.; Pyla, P. S. The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience. Morgan Kaufmann, 2012.

Hassenzahl, M. Experience Design: Technology for All the Right Reasons. Morgan Kaufmann, 2010.

Hassenzahl, M.; Tractinsky, N. "User Experience - A Research Agenda." Behaviour & Information Technology, vol. 25, no. 2, 2006, pp. 91-97, https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01449290500330331. Acesso em: 18 Jun. 2023.

Kozinets, R. V. Netnography: Redefined. SAGE Publications, 2019.

Kuniavsky, M. Observing the User Experience. Morgan Kaufmann, 2003.

Laugwitz, B.; Held, T.; Schrepp, M. "Construction and Evaluation of a User Experience Questionnaire." Lecture Notes in Computer Science, vol. 5298, 2008, pp. 63-76, https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-540-89350-9_6. Acesso em: 2 Nov. 2020.

Marteleto, R.; Tomael, M. "A Metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS)." In Métodos Qualitativos de Pesquisa em Ciência da Informação, editado por M. L. P. Valentim, Polis, 2005, cap. 4, pp. 81-100.

Matheus, R. F.; Silva, A. B. O. "Análise de Redes Sociais Como Método Para a Ciência da Informação." DataGramaZero - Revista de Ciência da Informacao, vol. 7, no. 2, 2006.

Nielsen, J. "10 Usability Heuristics for User Interface Design." Nielsen Norman Group, 24 Abr. 1994, https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 8 Dez. 2020.

Nielsen, J. "Usability 101: Introduction to Usability." 2012, https://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability/. Acesso em: 20 Jul. 2023.

Nielsen, J.; Molich, R. "Heuristic Evaluation of User Interfaces." Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, ACM, 1990, pp. 249-256, doi: https://doi.org/10.1145/97243.97281.

Moser, A.; Korstjens, I. "Part 3: Sampling, Data Collection and Analysis." European Journal of General Practice, vol. 24, no. 1, 2018, pp. 9-18.

Oliveira, M.; Freitas, H. "Focus Group – Pesquisa Qualitativa: Resgatando a Teoria, Instrumentalizando o Seu Planejamento." RAUSP Management Journal, vol. 33, no. 3, 1998, pp. 83-91, http://www.spell.org.br/documentos/ver/18173/focus-group-----pesquisa-qualitativa--resgatando-a-teoria--instrumentalizando-o-seu-planejamento/. Acesso em: 9 Dez. 2020.

Roa-Martínez, S. M.; Vidotti, S. A. B. G. "Eye Tracking y Usabilidad en Ambientes Informacionales Digitales: Revisión Teórica y Propuesta de Procedimiento de Evaluación." Transinformação, vol. 32. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5872. Acesso em: 29 Jun. 2023.

Rodas, C. M. Padrão de Comportamento na Busca de Informação em Mecanismo de Busca: Um Enfoque com a Tecnologia de Eye Tracking. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2017.

Rodas, Cecilio M.; Marcos, Mari-Carmen; Vidotti, Silvana A. B. G. Tecnologia de Eye Tracking em User Experience. //ENGI, 2014, Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia: UFG, 2015. https://engpti.fic.ufg.br/up/715/o/TECNOLOGIA_DE_EYE_TRACKING_EM_USER_EXPERIENCE_-_pronto.pdf. Acesso em; 20 Jul 2023.

Rohrer, C. "When to Use Which User-Experience Research Methods." Nielsen Norman Group, 12 Out. 2014, https://www.nngroup.com/articles/which-ux-research-methods/. Acesso em: 5 Nov. 2020.

Schall, A.; Bergstrom, J. R. Eye Tracking in User Experience Design. Elsevier, 2014.

"Social Network Mapping." Think Design, 2023, https://think.design/user-design-research/social-network-mapping/. Acesso em: 19 Jul. 2023.

Tullis, T.; Albert, B. Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. 2. ed. Morgan Kaufmann, 2013.

Wilson, C. Interview Techniques for UX Practitioners: A User-Centered Design Method. Elsevier, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Barros, S. E. T., G. Camossi, S. A. B. G. Vidotti, e C. M. Rodas. “Técnicas De Coleta De Dados Em Pesquisas De User Experience (UX) No Contexto Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, março de 2024, p. e024012, doi:10.36311/1981-1640.2024.v18.e024012.