Altmetria e Redes Sociais de Coautoria na Produção Científica

análise em periódicos nacionais da Ciência da Informação

Autores

  • Joana Ferreira de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB) https://orcid.org/0000-0002-5693-3964
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023040

Palavras-chave:

Altmetria, Métricas alternativas, Redes sociais de coautoria, Ciência da Informação

Resumo

A valorização da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea trouxe mudanças no mundo do trabalho e na educação, com novos paradigmas decorrentes da globalização. Em um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações procuram profissionais com competências desenvolvidas além das necessárias para suas atividades específicas, que combinam conhecimentos e habilidades adquiridos em sua formação geral, formação profissional e experiências. Nesse sentido, a Competência em Informação deve fazer parte de todos os níveis educacionais, inclusive, na Educação Profissional, modalidade educacional que objetiva a formação de trabalhadores. Este artigo tem como objetivo discutir sobre a competência em informação na perspectiva da educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao se considerar que a qualificação dos trabalhadores nem sempre é suficiente para que estes sejam capazes de entregar os resultados esperados pelas organizações, acenamos com este artigo, a possibilidade para os professores, em especial, os da educação profissional e tecnológica, a incluir em suas práticas pedagógicas atividades baseadas no desenvolvimento da competência em informação para impulsionar mudanças realmente significativas na formação de seus alunos.

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Biografia do Autor

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Araújo, J. F. de, e A. K. A. da Silva. “Altmetria E Redes Sociais De Coautoria Na Produção Científica: Análise Em periódicos Nacionais Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, setembro de 2023, p. e023040, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023040.

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