Altmetria e Redes Sociais de Coautoria na Produção Científica

análise em periódicos nacionais da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023040

Palavras-chave:

Altmetria, Métricas alternativas, Redes sociais de coautoria, Ciência da Informação

Resumo

A valorização da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea trouxe mudanças no mundo do trabalho e na educação, com novos paradigmas decorrentes da globalização. Em um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações procuram profissionais com competências desenvolvidas além das necessárias para suas atividades específicas, que combinam conhecimentos e habilidades adquiridos em sua formação geral, formação profissional e experiências. Nesse sentido, a Competência em Informação deve fazer parte de todos os níveis educacionais, inclusive, na Educação Profissional, modalidade educacional que objetiva a formação de trabalhadores. Este artigo tem como objetivo discutir sobre a competência em informação na perspectiva da educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao se considerar que a qualificação dos trabalhadores nem sempre é suficiente para que estes sejam capazes de entregar os resultados esperados pelas organizações, acenamos com este artigo, a possibilidade para os professores, em especial, os da educação profissional e tecnológica, a incluir em suas práticas pedagógicas atividades baseadas no desenvolvimento da competência em informação para impulsionar mudanças realmente significativas na formação de seus alunos.

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Biografia do Autor

  • Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Araújo, Joana Ferreira de, e Alzira Karla Araújo da Silva. “Altmetria E Redes Sociais De Coautoria Na Produção Científica: Análise Em periódicos Nacionais Da Ciência Da Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, setembro de 2023, p. e023040, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023040.

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