Informação imperfeita e seu impacto nas estratégias empresariais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n2.02.p7Keywords:
Informação, Informação assimétrica, Informação imperfeita, Informação estratégicaAbstract
Este artigo tem o objetivo de discutir as características das informações disponíveis aos gestores para que tomem suas decisões estratégicas levando em conta questões de risco e incerteza que cercam tais decisões. O artigo apresenta um resgate das teorias econômicas, da gestão e da Ciência da Informação sobre o tema e admite que o que predomina é a informação imperfeita, especialmente a informação incompleta, a assimétrica e a ambígua. O mais relevante é que tal aparente problema pode ser revertido e gestionado para garantir diferenciais competitivos importantes e estratégicos para os agentes e as organizações, considerando, principalmente, que o problema da informação imperfeita, do risco e da incerteza está presente para todos os atores, e não apenas para um ou outro ator. Assim, por meio da teoria da gestão estratégica da informação, ações podem ser desenvolvidas para gerar ganhos e não apenas focar na utopia de querer ter sempre em mãos a informação perfeita. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico recorrendo às Ciências que discutem aspectos da informação. Conclui-se que informação perfeita praticamente não existe. O que existe é informação imperfeita podendo ser incompleta, ambígua ou assimétrica. Essa imperfeição pode ser natural pela dificuldade de apurar a completude da informação, ou provocada propositadamente por interesse de alguma parte envolvida. Apesar dessa imperfeição, a informação não perde a sua importância e deve-se ter gestão estratégica de modo a reduzir qualquer que seja sua imperfeição. A busca deixa de ser pela informação completa e passa a ser pela informação satisfatória.
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