As pessoas e a tecnologia da informação na gestão do conhecimento
o ENANCIB como "contexto capacitante"
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n2.02.p3Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Pessoas na Gestão do Conhecimento, Tecnologias da Informação na Gestão do Conhecimento.Resumo
Cada vez menos se considerada um modismo a Gestão do Conhecimento (GC), pois cada vez mais está presente nas organizações. Enquanto em algumas definições sobre GC as soluções tecnológicas são mais ressaltadas, por meio do conceito de armazenamento de conhecimentos, em outras o elemento humano é mais valorizado em função do compartilhamento de conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi identificar características similares quanto às formas com que as organizações têm trabalhado a GC, apoiado nas pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), considerado um “contexto capacitante”, enquadrando-as em duas possibilidades de gerenciamento: pessoas e tecnologia. A pesquisa caracteriza-se quanto ao delineamento metodológico como estudo exploratório e descritivo, de natureza de abordagem qualitativa e quantitativa, definindo-se como estudo do tipo bibliográfico e de campo, com a pretensão de analisar a produção científica da área sobre GC. Foram definidas como variáveis, a caracterização dos artigos publicados no ENANCIB no período 2008/2009, sobre a inserção da GC no GT-4, a evolução da GC nos GTs, o papel das pessoas na GC e o papel das ferramentas de TI na GC. Os resultados permitiram concluir que a GC vem se propagando de forma testemunhal, não só nos corredores das organizações como também no “contexto capacitante” promovido pelos gestores e pesquisadores que produzem o ENANCIB, adotando como característica central e definidora – o capital humano – e as suas interfaces com a TI e a Ciência da Informação (CI).
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Emeide Nóbrega Duarte, Danielle Harlene da Silva Moreno, Denysson Axel Ribeiro Mota, Helane Cibely Albuquerque da Silva, Josélia Maria Oliveira Silva, Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License